domingo, 28 de fevereiro de 2010

O EVANGELHO SEGUNDO MARCOS

1. Provavelmente o Evangelho original entre os sinópticos:
Então porque se coloca após Mateus?

Provavelmente porque Agostinho o considerou uma condenação de Mateus. Nenhum erudito hoje aceita esta teoria.

Nos escritos não identifica o seu autor (é uma obra anônima).


2. Autoria
Segundo Papias ( um dos pais da igreja- 140 D.C), afirma, que o evangelho é de autoria de Marcos. É o testemunho mais antigo de todos.

Marcos é o João Marcos (At 15.37; Col 4.10; Tim 4.11 e 1 Pe 5.13).

A fonte narrativa oral de Pedro (testemunha ocular) uma espécie de “memória de Pedro”. Se você não crê que foi Marcos, não tem problema; o problema é o seguinte: “O livro é inspirado”, e a questão é, você e eu praticarmos os seus preceitos? De que vale João Marcos ter produzido um retrato imortal de Cristo, se este não é o senhor de nossas vidas?


3. Data.
Alguns imaginavam ser 10 anos após a ascensão improvável;

Alguns eruditos modernos: (50 D.C.)

Outros entre 64 ou 67 D.C. (coerente com a destruição de Jerusalém no ano 70 D.C.).


4. Lugar e Destino
Provavelmente escrito em Roma (pouco antes do martírio de Pedro 62 – 64 D.C.), para os gentios de lá;

Ele explica minúcias de costumes Judeus (desnecessários se o publico fosse judaico) 7.3-4

Expressões “Talita Cume”, “Efata”, “Puro”, “Impuro”, ilustram que o público era gentílico (5.41; 7.34; 7.2)

5. O que é?
É uma narrativa ou esboço breve, que tem como tema central retratar a Jesus como “Operador de Milagres”, como o Profeta e o Messias, como veio a ser crucificado e como podemos ter esperança na vida eterna nele.

6. Propósito
Não é uma tentativa de converter os não cristãos. O público é gentil que já professa a fé cristã.
Marcos esta escrevendo para uma igreja mártir e em sofrimento, para cristãos que a qualquer momento poderia ser jogado na arena de Roma, para almoço das feras;

Coliseu: os cristãos foram estraçalhados;

Mártir; cristãos cobertos de piche; cristãos pendurados em estacas,cristãos torturados nos jardins dos palácios de Nero; Nero, Nero....assim ele divertia os convidados pagãos.
Isso era o que estava acontecendo nos dias de Marcos, João Marcos via, ouvia e registrava. Na verdade ministrava para uma igreja acuada e sem saída, a perseguição ficou feia quando os cristãos foram acusados de terem ateado fogo em Roma. Pedro e Paulo haviam sido martirizados recentemente, e o grande mártir Jesus, ainda estava bem vivo na mente dos irmãos.
Vinte por cento de Marcos é sobre essa “Paixão de Cristo” que não quer mostrar um Jesus apaixonado, mas um Jesus que morre de amor pelos irmãos.
Duas perguntas norteavam a cabeça dos irmãos:
Por que Jesus morreu?
Por que os mártires têm de morrer?

Marcos responde:
Os judeus enciumados mataram Jesus;
A culpa dos romanos não são mais graves do que a dos judeus.
Cristo deu sua vida voluntariamente (abre caminho para a doutrina da expiação).
Com isso, o problema será respondido, embora pareça distante.
Então, Marcos escreve fornecendo orientação a igreja que estava atravessando dias de terror.
A idéia jamais foi publicar um livro, muito menos uma nova forma literária (narrativa) que se transformaria em um dos textos mais conhecidos da história humana.
Não foi escrito em forma de circular para ser lido por alguns e passado para frente, isto é, pela comunidade cristã de Roma.
Ele queria que os irmãos relembrassem os propósitos da vida de Jesus, para que pudessem enfrentar guerrilheiramente a grande perseguição de morte.
O nosso Marcos cria que Jesus era o Messias (não intelectualmente Nicodemus).

7. Mais propósitos
Jesus é apresentado como grande operador de milagres, o poderoso “Filho de Deus”, ( Marcos está ensinando que Jesus compartilha da mesma essência divina do Pai, e será o futuro juiz), ou seja, seu governo não pode ser comparado com o governo terreno (que era o conceito de Messias dos Judeus).
O Filho de Deus para Marcos, triunfou sobre a morte e promete o mesmo tipo de vida a todos quanto querem segui-lo em sinceridade e verdade.
Marcos diz: Olha irmãos romanos, é importante que não somente estejamos preparados a morrer com mártires, mas também preparados a viver com mártires.

8. Filho do Homem
Marcos mostra Jesus como filho do homem (Jesus era homem e seu sofrimento foi nessa esfera.
Marcos lembra isso aos seus leitores informando-lhes que eles não podem passar por nada pior do que aquilo que seu próprio senhor já passou.
Marcos: foi companheiro de viagem de Paulo e bem conhecido no meio apostólico. Deve ter tido muitas oportunidades de conversar com Pedro e com outras testemunhas oculares a respeito de Jesus.

9. Influência de Paulo
Marcos 1.15 (....o tempo está cumprido), com II Cor 5.12= inauguração do novo pacto.
Marcos 14.24 (....meu sangue, o sangue da aliança derramado por muitos) com Rm 5.11 sangue da aliança= Circuncisão (Ex 24.8; Zac 7.11; e Heb 9.20).
Marcos mostra a Nova aliança e Paulo também, (I Cor 11.25).

10. Relação com Mateus e Lucas
É mais coerente aceitar Marcos como evangelho original:

a) Marcos: 661 versículos (600 são copiados por Mateus)
b) A narrativa de Mateus acompanha a de Marcos, algumas modificações devem-se a tentativa de Mateus aplacar as palavras duras de Jesus para como leproso (Mc 1.43; Mt 8.2-3), ou eliminar a ira demonstrada por Jesus (Mc 3.5 e 10.14; Mt 12.10-14 e 19.13-15).
c) Marcos= 661 versículos (396 são copiados por Lucas).
d) Lucas preserva os mesmos versículos e a mesma seqüência histórica (usa Mateus mas não faz isto).
e) Marcos não narra os ensinos de Jesus (Mateus e Lucas acrescentam isso).
f) Mateus e principalmente Lucas corrigem palavras erradas do original Grego de Marcos (o contrário é incoerente).
Obs. Aula ministrada pelo pastor José Lima de Farias Filho – sobre Novo testamento, no segundo ano do curso de bacharel de teologia da aluna Maria Neusa Pires. Data 18.04.2006

Bibliografia
Teologia Sistemática – Waine Gruden
Teologia Sistemática – R. N. Champlin
Teologia Sistemática – D.A. Carson