quarta-feira, 17 de março de 2010

É PRECISO NASCER DE NOVO?


EVANGELHO EM JOÃO CAP. 3
Havia um fariseu chamado Nicodemos, que era líder dos judeus. Uma noite ele foi visitar Jesus e disse:
_ Rabi, nós sabemos que o senhor é um mestre que Deus enviou, pois ninguém pode fazer esses milagres se Deus não estier com ele.
_ Jesus respondeu;
_ Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo.
_Nicodemos perguntou:
_Como é que um homem velho pode nascer de novo? Será que ele pode voltar para a barriga da sua mãe e nascer outra vez?
_ Jesus disse:
_ Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da àgua e do Espírito. Quem nasce de pais humanos é um ser de natureza humana, quem nasce do Espírito é um ser de natureza espiritual. Por isso não fique admirado por eu disse que todos voces precisam nascer de novo. O vento sopra onde quer, e ouve-se o barulho que ele faz, mas não se sabe de onde ele vem, nem para onde vai. A mesma acontece com todos os que nascem do Espírito.
O QUE SIGNIFICA ENTÃO NASCER DE NOVO?
Explicação a base bíblica:
Podemos definir usando o termo regeneração da seguinte forma: regeneração é um ato secreto de Deus pelo qual nos concede nova vida espiritual. Isso é as vezes chamado "nascer de novo" (Jo 3.3-8 NVI).
A regeneração é obra exclusiva de Deus. Nesta obra não desempenhamos papel algum é exclusivamente realizada por Deus.
João relata que aqueles que Cristo deu poder de se tornarem filhos de Deus - eles "não nasceram do ssangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" (Jo 1.13) Aqui João fala que a vontade humana não consegue produzir este tipo de nascimento.
O fato de que somos passivos na regeneração fica evidente quando as Escrituras referem-se a ela como "nascer" (Tg 1.18; IPe 1.3; Jo 3.3-8). Não escolhemos nos tornar fisicamente vivos e também não escolhemos nascer - é algo que aconteceu, semelhantemente, essas analogias nas Escrituras são a entender que somos inteiramente passivos no novo nascimenti (regeneração).
Essa obra soberana de Deus na regeneração também foi predita na profecia de Ezequiel. Por meio dele Deus prometeu que haveria um tempo no futuro quando ele daria nova vida espiritual ao seu povo.
Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espiritos novos; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardareis os meus juízos e os observeis.(Ez.36.26-27).
Quando Jesus fala de ser nascido do Espírito (Jo 3.8) ele indica que é especialmente o Espírito Santo quem produz a regeneração. Porém, outros versículos indicam também o envolviemento de Deus (Pai) na regeneração. Paulo, especifica que é Deus quem "nos deu vida juntamente com Cristo" (Ef 2.5; Cl 2.13) Também Tiago diz que é o "Pai das luzes" quem nos deu o novo nascimento. pois segundo o seu bem querer ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fossemos como que primícias das suas criaturas (Tg 1.17-18). Finalmente Pedro diz que Deus, segundo a sua abundante misericórdia tem nos dado um novo nascimento [...] através da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos (I Pe 1.3) Podemos concluir que Deus (Pai) e o Espírito Santo produzem a regeneração.
Todo aquele que é nascido de Deus vence o mundo (I Jo 5.3-4) NVI.
Aqui joão nos explica que a regeneração nos dá capacidade para vencer as pressões e as tentações do mundo, que de outra maneira nos impediriam de obedecer aos mandamentos de Deus e de seguir suas veredas.
Esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé (I Jo 5.4). Sabemos que todo aquele que nasceu de Deus não está no pecado, aquele que nasceu de Deus, (Jesus) o protege, e o maligno não o atinge (I Jo 5.18) . Embora possa haver ataques da parte de Satánas, João tranquiliza-nos ao dizer que aquele que está em nós é maior do aquele que está no mundo (I Jo 4.4) e esse poder maior do Espírito Santo dentro de nós, mantem-nos a salvos do mal espiritual definitivo da parte do Maligno.
Estes são resultados necesários na vida dos nascidos de novo. Se houve a regeneração genuína (ou seja vinda da parte de Deus e não por vontade humana) na vida da pessoa, ela irá crer que Jesus é o Cristo, irá baster-se de um padrão de vida de pecado contínuo, irá amar seu irmão e irá vencer as tentações do mundo. E também irá manter-se a salvo do mal definitivo do maligno. Essas passagens mosntram que é impossivel que uma pessoa seja nascida de novo (regenerada) e não se torne verdadeiramente convertida.
Outros resultados da regeneração (nascer de novo) são o fruto do Espírito conforme registrado em Galátas 5.22-23; havendo regeneração, então esses elementos do fruto do Espírito estarão cada vez mais evidentes na vida da pessoa.