sexta-feira, 9 de julho de 2010

VENCENDO PELO PODER DE DEUS

TEXTO: POSSO TODAS AS COISAS NAQUELE QUE ME FORTALECE (Fil 4.13).


Introdução: As pessoas que estão no mundo não noção do que é estar servindo a Deus em Espírito e Verdade, buscando com amor profundo a respostas aas necessidades que no decorrer de nossa vida surgem constantemente.

Aqueles que servem a Deus necessitam diariamente de um encontro com Seu criador, o qual não esconde seus ouvidos, daqueles que adquiriram o direito de serem chamados filhos de Deus, através da morte e ressurreição de Jesus Cristo.

O mundo vive segundo as suas forças, o que consideram ser necessário para sua sobrevivência. Não existe unidade e parceria entre eles, o que ocorre e impera é a lei de levar vantagem em tudo. A união é simbólica e a parceria é superficial; diferente do que Deus propõe para os seus escolhidos, conforme consta no Salmo 133 O quão bom e suave é que os irmãos vivam em união.

Vamos analisar o versículo lido em Filipenses 4.13

1) Posso – Segundo o dicionário grego – esta palavra tem a finalidade de capacitar, dar poder, infundir força ou poder em alguém – ou seja ter a força física que permite à pessoa realizar tarefas difíceis.

2) Todas – quantidade de coisas sem limites, que engloba inúmeras situações e coisas – no entanto a Palavra de Deus diz que nem todas me convém .

3) Naquele – é uma palavra que quer dizer em alguém – não é sinônimo de palavra solitária ou isolada. Destaca que o poder de realizar ou agir, não está na capacidade humana de cada um, mas sim ligado a um poder além do sobrenatural – aqui em questão refere-se ao poder do próprio Deus.

4) Fortalece - é palavra derivada de força – que tem o seguinte significado: vigor, robusto, sólido, enérgico, segurança e força moral.

A intenção irmãos (ãs) é trabalhar somente o significado deste versículo, para compreendermos o que o apóstolo Paulo estava passando, e trazendo para nossas vidas compreendermos o que nós passamos.

O apóstolo compreendeu que suas próprias forças nada eram para realizar tudo o que precisava ser feito, ou seja, sair a pregar o evangelho, curar e libertar a todos que encontrasse pelos caminhos; livrar as pessoas da morte espiritual e conduzi-las ao reino de Deus, além de dar testemunho de sua fé e esperança na volta do Mestre Jesus Cristo.

Estas coisas para nós hoje parecem ser irrelevante, mas para Paulo era a sua própria vida, tanto é que em determinado momento ele diz: miserável homem que sou, quem me livrará do corpo desta morte? Rm 7.24.

O envolvimento deste apóstolo com a obra de Deus foi além de suas próprias perspectivas de vida, deixou de viver como vivia para viver como Deus queria.

A nossa forma de viver ainda que andemos com Cristo, tem muita diferença quando comparada com a de Paulo. Como disse anteriormente, parece-nos irrelevante viver dessa forma – sem pensar em si mesmo, mas preocupado em fazer a vontade de Deus em todo nosso tempo.

A analise que fizemos do versículo mostra-nos que ainda que não façamos como Paulo, e estejamos vivendo num mundo muito diferente daquela época, a situação humana continua idêntica.

Deus não mudou as características humanas, porque o tempo passou ou porque temos mais tecnologias, as condições ao exatamente as mesmas.

Vejamos:

a) Posso – a nossa força nada é diante da força ou poder de Deus, e mesmo diante das coisas difíceis desta vida nos sentimos incapazes. Somente a força ou poder de Deus é que vai nos levar a superar as dificuldades e até mesmo realizar tarefas que são praticamente impossíveis de serem realizadas.

b) Todas – nós sabemos que se nos aplicarmos vamos realizar todas as coisas que porventura venham as nossas mãos. Porém como servos de Deus, precisamos separar o que vai trazer edificação e o que vai trazer destruição para nós. Diante desta responsabilidade, eu preciso me lembrar que não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim Galatas 2.20 ; e tudo o que eu estiver fazendo não é mais para a minha satisfação pessoal; (vocês se lembram da situação de Paulo), mas para a satisfação do Senhor Jesus Cristo, que é meu Senhor e Salvador. Então tudo o que eu me propuser a fazer, precisa ser feito mesmo com dor, angustia ou dificuldade, pois estou fazendo para a glória de Deus e não para minha própria gloria. Pois como está escrito em I Corintios 1.31 _ Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.

c) Naquele – a nossa força e poder não vêm de homens, mas de Deus que criou e formou todas as coisas, pois não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas principados e potestades nos lugares celestiais.

d) Fortalece – é Deus que continua a nos dar vigor, saúde e força moral, para então resistirmos diante das dificuldades.

Percebam que ainda que nós não vivamos no mesmo intuito que Paulo tinha, continuamos a ser dependentes de Deus.

Paulo conseguiu compreender sobre sua dependência e nós, conseguimos compreender que dependemos em tudo de Deus?

Paulo em nenhum momento fez a obra do Senhor de qualquer forma ou sem preocupação, antes empregou a sua vida em fazer sempre o melhor, de tal forma que disse “sede meus imitadores, como eu sou de Cristo” I Cor 11.1.

Nós estamos numa situação muito cômoda – chegamos a igreja, prestamos nosso culto e terminou nosso compromisso, cada qual vai para sua casa e terminou o compromisso. É isso mesmo?

Não, não é isso!

O que está em nossas mãos para fazer, precisa ser o melhor, pois não é para homens, mas sim para o Nosso Senhor e Salvador.

Se é um louvor preciso ensaiar e oferecer o meu melhor – se não der deixa para o próximo culto.

Se tiver a responsabilidade de algum trabalho em nossas mãos, não podemos deixar que outros o façam, ou então fazê-lo parcialmente. Deus espera que eu realize o que foi colocado em minhas mãos, e ainda me esforce para fazer o melhor. Independente das dificuldades eu preciso fazer. E isto envolve amor pela obra, dedicação a Deus e compromisso com o Criador.

Também vai envolver humildade, e reconhecimento de erros, pois muitas almas dependem do que eu estou fazendo. É algo muito sério.

Volto a frisar que o apóstolo Paulo, empregou sua vida para fazer o melhor para Deus.

Deus não mudou, continua sendo o mesmo de ontem, hoje e o será eternamente.

Leiamos todos juntos Filipenses 2. 13 ao 16

Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como e efetuar, segundo a sua boa vontade.
Fazei todas as coisas sem murmurações e contendas
Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros do mundo.
Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.