terça-feira, 8 de novembro de 2016

CAPACITADOS PARA O MINISTÉRIO CRISTÃO!
(Os dons do Espírito na vida cristã)

... a manifestação do Espírito é dada a cada um para benefício comum (1 Co 12:7).

A palavra “dons”, no português, é a tradução da palavra grega charisma, ou charismata, no plural, cuja raiz é o substantivo charis, que significa “graça”. Uma vez que “graça” é algo recebido de forma imerecida, a definição de charisma caminha nesse sentido. Este é um presente, uma dádiva recebida de forma gratuita e espontânea. Sobre os charismas do Espírito Santo ou “dons espirituais”, podemos dizer que estes são capacitações, distribuídas gratuitamente pelo próprio Espírito Santo aos crentes em Jesus, com um objetivo específico. A Bíblia diz: ... a manifestação do Espírito é dada a cada um para benefício comum (1 Co 12:7); um só Espírito realiza todas essas coisas, distribuindo-as individualmente conforme deseja (1 Co 12:11).
É importante que façamos uma distinção, desde o início do nosso estudo. Não podemos confundir dons espirituais com talentos naturais. Talentos naturais também são dádivas dadas por Deus (Tg 1:17), todavia, não é preciso ser um cristão para recebê-las. Uma pessoa pode, por exemplo, ter grandes dons naturais de sabedoria e ciência, sem nunca ter recebido o Espírito de Deus. Então, de novo frisamos, dons “espirituais não são talentos. Os dons espirituais são dados por Deus para fins espirituais, e apenas para cristãos”.[1] Vejamos, então, algumas questões relacionadas aos dons, importantes para todo discípulo de Cristo em sua jornada cristã.
A primeira questão: Quais são os dons? Existem seis listas encontradas nas cartas do Novo Testamento. Observemos cada uma delas na tabela abaixo:

Romanos 12:6-8
1 Coríntios 12:8-10
1 Coríntios 12:28
1 Coríntios 7:7-8
Efésios 4:11
1 Pedro 4:10-11
Profecia
Serviço
Ensino
Encorajamento Contribuição
Liderança
Misericórdia
Palavra da sabedoria
Palavra do conhecimento
Dons de curar
Milagres
Profecia
Discernimento de espíritos
Línguas
Interpretação de línguas
Apóstolo
Profeta
Mestre
Milagres
Dons de curar
Socorros
Administração Línguas.
Celibato
Apóstolo
Profeta
Evangelista
Pastor
Mestre
Falar
Servir

Dentre esses dons, alguns são de caráter ministerial e outros, de caráter sobrenatural. Todavia, não temos base bíblica para afirmar que este ou aquele é mais “espiritual”. Todos os dons são importantes, e Deus usa a cada um no corpo com o dom que deu a esta pessoa. Todos são valorizados. No corpo humano, não existe um membro que não seja importante. Até o dedinho mínimo do pé tem sua relevância para garantir o equilíbrio do corpo de pé. No corpo de Cristo, os dons que trazem mais e os que trazem menos edificação, são importantes para o bom funcionamento do corpo de Cristo e não podem ser desprezados.
A segunda questão: Quem distribui os dons? Apesar de a Bíblia dizer, em Efésios, que existem alguns dons que são concedidos por Jesus (Ef 4:11), este o faz através do Espírito Santo, pois a Escritura ensina que, em última instância, é o Espírito Santo quem atua diretamente, concedendo os dons aos cristãos (1 Co 12:7-11, 18). Ele sabe do que a igreja precisa e distribui os dons como lhe apraz, a cada um, individualmente (1 Co 12:11). O Espírito Santo é soberano na distribuição dos dons.
A terceira questão: Qual a finalidade dos dons do Espírito Santo? Não podemos ser ignorantes quanto a esse assunto. A Bíblia diz que a manifestação do Espírito é dada a cada um para benefício comum (1 Co 12:7). Os dons não são para o bem pessoal, mas, sim, para o bem comum. A palavra de Deus não descarta que o dom, em si, pode trazer benefícios à pessoa, mas Deus confere seus dons sobre seu povo para que todos sejam edificados e abençoados espiritualmente (1 Co 14:26).
A quarta questão: Devemos procurar os dons? Já aprendemos que os dons nos são distribuídos, gratuita e soberanamente, pelo Espírito Santo. Não podemos nos tornar merecedores dessa bênção. Mas a Bíblia mostra um sentimento que todos nós devemos ter, na procura dos dons espirituais. Está em 1 Coríntios, capítulo 12, versículo 31. Ali, lemos: Procurai com zelo os melhores dons (RA). Outra versão diz: Aspirai os dons mais altos (BJ). Uma leitura rápida, neste texto de Coríntios, pode fazer com que pensemos que as Escrituras se contradizem neste ponto.
No versículo 11, lemos que os dons são dados soberanamente pelo Espírito Santo, mas, no versículo 31, é-nos dito que devemos procurá-los? Como entendermos estes textos? Na verdade, não existe contradição alguma. Aqui, estão refletidas apenas as verdades da “soberania de Deus” e do “livre-arbítrio do homem”. Apesar de Deus ser soberano, o homem tem liberdade para desejar. Esse é o sentido da palavra “procurar”: desejar sinceramente, avidamente, zelosamente. Então, veja que interessante: o fato de o Espírito Santo distribuir os dons, de forma soberana, não nos impede de desejarmos certos dons. Vale ressaltar que o desejo por este ou aquele dom não é garantia de que os receberemos. Podemos desejar, mas quem escolhe o dom que devemos receber é o Espírito Santo.
Por fim, ressaltamos que Somos avessos a todo tipo de espiritualidade “estranha”, a todo tipo de busca e a todo uso indevido dos dons, que, ao invés de edificação, promove tristeza, contenda e desunião entre os membros do corpo de Cristo. Somos a favor do uso, mas somos contra o abuso dos dons do Espírito. Somos contra quem usa os dons para se promover, para reivindicar status. Todas as pessoas são importantes no corpo de Cristo, independentemente de possuírem dom “x” ou “y”. No ambiente do amor, que os dons sejam usados sempre para a edificação!   

PARA REFLETIR

01. O que é dom espiritual e quais são os dons destacados no texto?

02. Quem distribui os dons espirituais? Com qual finalidade?




[1] Boice (2011:528).