terça-feira, 16 de março de 2010

HÁ SALVAÇÃO SEM BATISMO?




O que podemos dizer a esse respeito. Será que a salvação só se dá quando ocorre o batismo; e aqueles que creram e não foram batizados, vão ter salvação ou serão condenados?
Percebam que são muitas perguntas em torno de uma única situação, ou seja, a salvação.
Primeiramente precisamos entender a questão do batismo e tão somente depois compreenderemos o que representa o batismo no caminho da salvação.
O Batismo não é um sinal de profissão, e marca de diferença, com que se distinguem os Cristãos dos que o não são, mas também um sinal de Regeneração ou Novo Nascimento, pelo qual, como por instrumento, os que recebem o Batismo devidamente são enxertados na Igreja; as promessas da remissão dos pecados, e da nossa adoção como Filhos de Deus pelo Espírito Santo, são visivelmente marcadas e seladas, a Fé é confirmada, e a Graça, aumentada por virtude da oração a Deus.
A palavra grega Baptizo significa “mergulhar, afundar, imergir” algo na água.
O sentido “imergir” é adequado e provavelmente exigido para a palavra nos vários textos do Novo Testamento.
QUEM PODE SER BATIZADO?
O modelo revelado em vários textos do Novo Testamento mostra que somente os que fazem uma profissão de fé (declaração pública da crença) digna de crédito devem ser batizados. Atos 2.41; 8-12; 10.44-48, Atos 16.14-33; Gl 3-27.
QUAL O EFEITO DO BATISMO?
A benção do favor de Deus que vem juntamente com toda obediência, como a alegria, que vem pela pública profissão de fé de alguém, e a segurança de haver representado um quadro físico claro da morte e ressurreição com Cristo e da purificação dos pecados.
O BATISMO É NECESSÁRIO?
Embora reconheçamos que Jesus ordenou o batismo à semelhança do que fizeram os apóstolos, não devemos dizer que o batismo seja necessário para a salvação. Mt 28-19; Atos 2-38, Gl 5.1-12, Lc 23-43, Hb 9.17, Jo 19.32-33.
QUAL A IDADE PARA O BATISMO?
Quando a pessoa atinge uma idade suficiente para fazer uma profissão de fé digna de crédito. Supostamente após os 12 ou 13 anos de idade.
Textos extraídos Teologia Sistemática Atual e exaustiva de Wayne Grudem.
Consideramos então que o batismo representa a atitude de fé manifestada diante de outras pessoas, a qual professa sua crença na Palavra de Deus, na vinda de Seu filho Jesus para salvar o pecador, através de sua morte na cruz. Segundo os critérios bíblicos o batismo é por imersão, representando um sepultamento completo, no qual ao levantar-se estará espiritualmente ressuscitando com Cristo, para começar uma nova vida, uma vida agora com Cristo, vivendo debaixo do temor e tremor diante do Todo Poderoso. Paulo afirmou: ou, porventura ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos pois sepultados com Ele na morte pelo batismo; para que como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida (Rm 6.3-4).No entanto, temos inúmeros casos de pessoas que aceitaram a Jesus Cristo como Senhor e Salvador e não tiveram a oportunidade de batizarem-se. Neste caso prevalece a sua declaração de fé nos princípios bíblicos. Pois o texto de Marcos 16.16 diz: Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. O texto diz que somente os que não crerem serão condenados e não os que confessaram a fé em Jesus Cristo e infelizmente não alcançaram o batismo por falta de tempo.
Por outro lado, também temos a questão das pessoas que ficam adiando o batismo por insegurança, fazem a profissão de fé no Senhor Jesus Cristo, acreditam na Bíblia, mas teme o batismo por que não querem viver em novidade de vida, este é um caso muito diferente. Teve tempo e não quis declarar publicamente a sua intenção de mudar de vida, neste caso colocou a sua salvação em risco.
O assunto é de estudo, e necessário uma reflexão sincera de cada um de nós, se aceitei a Jesus Cristo como Senhor e Salvador porque não ir ao batismo, demonstrar publicamente esta minha fé e intenção de viver uma nova vida?