sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

REFLETINDO SOBRE MORDOMIA

A MORDOMIA CRISTÃ E O CONVITE À SALVAÇÃO

" Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam"

A palavra "plenitude" usada no Salmo 24.1 (melea) se refere a toda produção agrícola da terra, com essa informação poderiamos ler assim o Salmo: " Do Senhor é a terra e toda sua produção agrícola..." Se considerarmos o que representava para o homem do Antigo Testamento !toda produção agrícola", levando em consideração que a cultura dessa época era totalmente a cultura do plantio; era o mesmo que dizer que Deus era o dono de tudo aquilo que o homem durante o ano inteiro plantou (oliveiraas, videiras, tamareiras, sicômoros etc..), entenderemos o que o salmista na inspeiração do Espírito Santo quiz dizer-nos.
Mas por que o salmista nos diz que tudo o que temos pertence a Deus? É importante termos essa compreensão; Deus é dono de tudo que temos, Ele justifica Seu Senhorio sobre tudo o que temos dizendo: "Porque Ele a fundou sobre os mares e a firmou sobre os rios". (v2), Ele é o criador de todas as coisas, é dono do direito da criação, e deseja que seus servos entendam isso. Entender que Deus é o verdadeiro dono elimina qualquer pretensão soberba de nosso coração; nossa vida com Deus passa a ter um melhor relacionamento, pois o coração se torna limpo e pronto para entrar no monte santo do Senhor.
Em qual condição então eu posso dizer que os bens materiais que possuo são meus? Na condição de mordomo. Deus me escolheu para cuidar de algumas coisas suas aqui na terra. Ele deseja que eu as cuide com muita sabedoria, devo usar meu dinheiro sabiamente naquilo que me satisfaça (Is 55.2). Essa palavra utilizado por Isaias (siba) satisfação, neste contexto significa "bem-estar espiritual" Deus pretende dizer onde se deve aplicar suas fazendas, pois ele é que é o dono "naquilo que é pão e naquilo que nos traga satisfação espiritual". Analisando bem Isaias lemos que primeiro é feito um convite "as pessoas que não tem dinheiro, a se satisfazerem sem preço; e logo após é feita uma exortação àqueles que administram os recursos do Criador, a gastarem com sabedoria.
Esta a finalidade de sermos mordomos de Deus (administradores daquilo que pertence ao Senhor), utilizarmos os recursos também aplicando eles para o bem estar espiritual das pessoas que ainda não conhecem a Deus, e por isso são convidadas a vir comprar sem dinheiro e sem preço o pão da vida, custeado por você Mordomo de Deus.