sábado, 13 de março de 2010

A BÍBLIA E A PREPARAÇÃO PARA A CEIA?


Na cerimonia da Ceia do Senhor, Jesus nos ensinou estarmos em comunhão uns com os outros, assim como, a termos atitudes que demonstram nossa humildade para com nossos semelhantes; pois ninguém é maior do que o outro no reino de Deus.
Como base teremos o capítulo 13 do Evangelho de João.(NTLH).
JESUS LAVA OS PÉS DOS DISCÍPULOS.
Faltava somente um dia para a festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a hora de deixar este mundo e ir para o Pai. Ele sempre havia amado os seus que estavam neste mundo e os amou até o fim.
Jesus e os seus discípulos estavam jantando. O diabo já havia posto na cabeça de Judas, filho de Simão Escariotes, a ideia de trair Jesus. Jesus sabia que o Pai lhe tinha dado todo o poder. E sabia também que tinha vindo de Deus e ia para Deus. Então se levantou, tirou a capa, pegou uma toalha e amarrou na cintura. Em seguida pôs água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha. Quando chegou perto de Simão Pedro, este lhe perguntou:
_ Vai lavar os meus pés, Senhor?
Jesus respondeu:
_ Agora você não entende o que estou fazendo, porém mais tarde vai entender!
_ O Senhor nunca lavará os meus pés! _ disse Pedro.
_ Se eu não lavar, você não será mais meu discípulo! _ respondeu Jesus.
_ Então, Senhor, não lave somente os meus pés; lave também as minhas mãos e a minha cabeça! - pediu Simão Pedro.
Aí Jesus disse:
_ Quem já tomou banho está completamente limpo e precisa lavar somente os pés. Vocês todos estão limpos, isto é, todos ,menos um.
Jesus sabia quem era o traidor. Foi por isso que disse: "Todos menos um."
Depois de lavar os pés dos seus discípulos, Jesus vestiu de novo a capa, sentou-se outra vez à mesa e perguntou:
_ Vocês entenderam o que eu fiz? Vocês me chamam de Mestre e de Senhor e têm razão, pois eu sou mesmo. Se eu, Senhor e o Mestre, lavei os pés de vocês, então vocês devem lavar os pés uns dos outros. Pois eu dei o exemplo para que vocês façam o que eu fiz. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o empregado não é mais importante do que o patrão, e o mensageiro não mais importante do que aquele que o enviou. Já que vocês conhecem esta verdade, serão felizes se a praticarem.
Percebam que é uma ordem direta de Jesus Cristo, se seguirmos a sequência dos fatos e leituras alternadas em Mateus capítulo 26; Marcos 14; vamos perceber que este ato ocorreu antes de Jesus partir o pão e o distribuir aos discípulos, bem como o vinho, que segundo suas palavras representavam seu corpo e o sangue derramado o cálice da nova aliança feita com Deus pelo seu povo. Sabendo disso por que muitos ignoram este ato de humildade, de amor e simplicidade ensinado por Jesus Cristo antes de cear. Viver em amor, vencer a arrogância e a intolerância só consegue quem realmente está vivendo em Cristo Jesus e é uma nova criatura.