sábado, 13 de fevereiro de 2010

CRESCIMENTO DA IGREJA SEGUNDO A BÍBLIA

A EVANGELIZAÇÃO
Texto básico: Mateus 28.18-20

Por que a evangelização deve ser a preocupação da Igreja e por que o envolvimento na evangelização deve ser ambição do pastor?  A resposta é simples: nosso Senhor Jesus Cristo nos mandou evangelizar (Mt 28.19-20; Mc 16.15-16; Lc 24.46-49; Jô 20.221; Atos 1.8).
Temos a obrigação de cumprir a Grande Comissão de fazer discípulos de todas as nações, começando em nosso próprio país. O propósito do Senhor é a salvação do mundo: "porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate de muitos" (Mc 10.45) "Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido" (Lc 19.10).
Para Cristo, ganhar o perdido era o maior desejo e o propósito expresso de sua vinda ao mundo (Jô 4.32-34).
Cristo chamou os discipulos para que o seguissem e aprendessem a ser "pescadores de homens" (Mt.4.19). Ele ensinou os discípulos para que se tornassem mensageiros das novas do Reino e testemunhassem seus sofrimentos. No final, Jesus os comissionou para que evangelizassem o mundo, o que começaram a fazer assim que receberam o poder do Espírito Santo (Atos 1.8); 2.1-4).
O relato de Atos descreve a obediência da Igreja à Grande Comissão, a mesma comissão confiada a Igreja de hoje.
(01)  A ORDEM DA EVANGELIZAÇÃO

A ordem, desse modo, é evangelizar  o mundo. Mas o que significa evangelizar?
Algumas definições chaves esclarecem o significado de evangelização. J. Packer define: "Evangelização consiste simplesmente na pregação do evangelho... É uma obra de comunicação na qual os crentes, sobre a misercórdia de Deus, se fazem porta-vozes da mensagem para os pecadores.
Todos aqueles que anunciam fielmente essa mensagem, sob quaisquer circunstâncias, tanto numa numerosa como numa pequena reunião, em um púlpito ou em uma conversa particular, estão evangelizando".
Também podemos definir da seguinte forma: "Ganhar almas significa que podemos tomar a Bíblia e mostrar ás pessoas que elas são pecadoras e, que de acordo com a Bíblia, Deus as ama. Sendo que Cristo morreu na cruz para pagar nossos pecados e que agora todos os que voltam honestamente o coração para Cristo, a fim de obter perdão, poderão alcançar a vida eterna. E, podemos incentivá-las a tomar essa decisão de fugir do pecado e confiar em Cristo para sua Salvação. assim ganhar almas significa levar o Evangelho a todos com tal poder do Espírito Santo que eles sejam conduzidos a Cristo e nasçam de novo; tornem-se filhos de Deus pela renovação do Espírito Santo".
Qualquer definição de evangelização ou expansão leva em consideração Mateus 28.18-20, que inclui mais que uma simples proclamação de um simples evangelho. A ordem de fazer discíspulos inclui pelo menos quatro elementos:
1.1 IR ATÉ AS PESSOAS
Ir, ou seja, tomar a iniciativa de buscar as pessoas que não tenham sido alcançadas - vamos a elas, não esperemos que elas venham a nós.
1.2 CONTEÚDO
Apresentar o Evangelho, a mensagem da Cruz, com todas as suas implicações do senhorio de Cristo, da expiação, da graça, do arrependimento e da fé.
1.3 EFEITO DA MENSAGEM
Batizaar, isto é, convocar os pecadores a uma declaração pública de sua fé em Cristo e arrependimento do pecado.
1.4 DISCIPULADO
Ensinar, colocar os convertidos numa assembléia em que seja possível um processo contínuo de ensino.

(02). A EXPANSÃO BÍBLICA

A expansão bíblica é mais que despejar folhetos evangelísticos na cidade ou convidar alguém para uma apresentação na Igreja.
Esses quatro elementos merecem um exame bem atento.
em execução.......