terça-feira, 7 de setembro de 2010

A ORAÇÃO, O MEIO EFICAZ DE COMUNICAÇÃO COM DEUS.

Então os sacerdotes e os levítas se levantaram para abençoar o povo; a sua voz foi ouvida e a sua oração chegou até a habitação de Deus, até os céus ( II Cron. 3027).

Vivemos no maravilhoso século das comunicações. A ciência humana, cumprindo a profecia de Daniel, cap. 12:4, tem se avantajado tanto neste particular, que os aparelhos inventados, permitem e ouvir e ver, os quais, em função, diminuem as distâncias ganhando tempo e beneficiando muitos, como é o caso do telefone, rádio, telegrafo e internet. Se o homem em sua sabedoria finita, tem conseguido comunicar-se  com seu semelhante, levando a sua voz e imagens a milhares e milhares de quilometros, o que diriamos de Deus em sua sabedoria infinita, comunicando-se com seus filhos? Sim, isto ocorre de fato entre o crente e o céu, tal como nos assegura o texto aúreo.
Nossas vozes são ouvidas quando oramos e somos também vistos pelo nosso Pai Eterno.
Tendo portanto, esta certeza, vamos passar para as perguntas abaixo e concluir que a oração é realmente o mais eficaz meio de comunicação com Deus.
01 - Sabendo que o Pai Celestial ouve as nossas palavras, e nos vê também em atitude de oração, como deve nos inspirar tal confiança? Luc 11:9-13.
02 - O que é que Deus também escuta, além de nossas palavras? Sal. 139:2; Efes. 3;20.
03 - Assim sendo, como devemos nos conduzir para  que a nossa comunicação seja perfeita com o Eterno?  II Cor. 7:1; Heb. 12:28.
De acordo com as passagens bíblicas da primeira pergunta, temos o direito como filhos de um pai tão amoroso, de pedir, buscar, bater, até alcançarmos a benção. Ele, dos céus nos ouve e nos contempla, sempre pronto a nos responder. Na segunda pergunta vamos muito mais além no conceito desta comunicação com o Altissimo. Ele escuta támbém os nossos pensamentos, ou seja, nossos pedidos mentais, ou orações em espírito. Deste modo, é de suma importância a prática do que nos recomenda as referencias sagradas da pergunta três. Sim, a reverência e e o temor nos possibilitam seguro contato com a habitação divina, de onde recebemos todo o bem.
04 - Convictos de que na oração, encontramos o meio mais eficaz de nos comunicar com Deus o que devemos fazer para não interromper esse contato? Mat. 26:41.
05 - Qual o maior obstáculo que impede a nossa comunicação com o infinito? Sal 66.18.
06 - Por que o rei Saul teve suas relações cortadoas com os céus, embora valendo-se de outros elementos de comunicação da época, como por exemplo: O Urim e os profetaas? I Sm 28: 6,18.
07 - Diante, portanto, de tão triste realidade, como devemos agir? João 5:14; 8:11.

A resposta concernente a quarta pergunta nos ensina a constância da oração, e os efeitos positivos que alcançamos. realmente, em questão de comunicação, seja com o céu e a terra, deve haver conservação. Por exemplo, os aparelhos eletrônicos ( rádio, Tv, telegrafo, Internet) e tantos outros, se não estiverem sempre em função, esfriam e sofrem atrofias, que em linguagem técnica, dizem oxidados. assim também acontece com o crente, quando negligência a oração. Seus espírito se embota e cai em completo desânimo. Em outras palavras, não há mais vibrações em sua alma. Falta ligação com a fonte de comunicação, por falta de conservação e uso, que no caso é a oração. Nas perguntas 5 e 6, observamos que o maior obstáculo que veda a passagem de nossas orações ao Trono da Graça é o pecado. Tanto assim, , que Saul, nos momentos mais criticos de sua vida, não se comunicou mais com a Divindade, embora recorresse aos meios práticos da época. Finalmente, a resposta da pergunta nº7 , nos ensina como proceder: não pecar mais, isto é, não voltar mais aos atos libertinos e mundanos. Evitando isto, estaremos sempre aptos às respostas dos céus. Nossa comunicação não sofrerá interferência.
08 - Como antenas humanas, o que faziam os grandes profetas do passado? I reis 18:37-38.
09 - Observando esses exemplos, como devemos agir em qualquer circunstâncias? jer. 33:3.
10 - Comunicando-nos sempre com Deus, o que teremos com certeza? Luc 1:79.
A resposta da pergunta nº 8 nos chama a atenção para a titude  de fé e confiança que os profetas empregavam na oração. Eles estavam certos de que por intermédio deste tipo de comunicação, obtinham das alturas, tudo o que desejavam.
Elias foi tão constante neste sentido, que até desafiava os idólatras; e Deus, não o desapontava. Na nona pergunta, aprendemos a invocar o nome do Senhor em qualquer que seja a circunstâncias, e na décima, aprendemos que na oração frequente, somos luz para os que estão emtrevas, e temos passos sempre firmes e bem dirigidos.
A internet tem nos aproximados uns dos outros, tornando-nos uma familia, ainda que desconhecidos, porém dividindo nossos pensamentos. Neste exato momento, Deus está esperando que você pare por um instantinho e faça uma oração, tudo é possivel ao que crer e exatamente neste moemnto a benção de Deus será sobre sua vida.