terça-feira, 24 de março de 2015

O QUE LEVA AS PESSOAS A DEIXAREM AS IGREJAS?


Porque os cristãos desviados, não gostam de falar de igreja.

Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. (Mt 11.28)



Comumente aqueles que deixam de congregar nas igrejas, são tachados de crentes sem fé, pelos demais membros. Que não suportaram as dificuldades naturais da carreira cristã ou das provas e logo desistiram.
Será que isto realmente é verdadeiro?

Não desconsiderando a questão espiritual, olha que interessante conseguimos detectar:
Durante os anos de pastoreio, tive vários casos em que visitei crentes desviados e os encontrei arraigados na fé, professando sua crença na Trindade e na doutrina que foram ensinados, e que não queriam retornar a igreja, por causa de relacionamentos rompidos. Com base nestas visitas, pude concluir  que a questão não foi fé, ou forçados espiritualmente por Satanás a sair da igreja.
O principal motivo do afastamento foi uma decepção com os irmãos e não com Deus, ou dificuldades para serem entendidos, mau pastoreio e abandono por parte dos líderes das igrejas.
A partir do ponto detectado: a principal causa é o relacionamento quebrado que os levou a falta de comunhão com os demais irmãos, o que fatalmente os ajudaria a vencer as dificuldades durante sua carreira cristã.
A bíblia cita em João 4.20 que como pode alguém dizer que ama a Deus que não vê e não ama a seu irmão que vê. Não tem como amar a Deus sem amar ao seu próximo.
A frieza que é citada como espiritual; na verdade é devido a esta falta de comunhão, o que vai contra a proposta da palavra de Deus no salmo 133.1 – O quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.
Os crentes nas igrejas estão despercebidos e estão se distanciando uns dos outros por questões tão pequenas, desprezando o evangelho do amor (João 3.16).
Em Atos 2.42-47 percebemos que a igreja fundada por Cristo vivia em comunhão, partindo o pão de casa em casa e perseverando unânimes em oração. Isto é plena comunhão – relacionamentos.
E quantos irmãos estão desviados levando a acusação nas costas de não ter fé, porque parou pelo caminho; ou se sentem envergonhados para se reintegrar as igrejas, por causa do olhar “daqueles que se dizem cheios de fé”.
O nosso adversário realmente é astuto e com certeza usa isto contra as pessoas.
Caso você conheça alguém nestas condições, antes de ficar procurando versículos na bíblia para me contradizer, aproxime-se dela, permita que possa desabafar, falar sobre suas angustias e decepções. Depois mostre a esta pessoa o quão grande amor Deus tem por ela, o quanto ela é importante pra o reino de Deus, Jo 14.2 – Apoc.21-7.
Concluímos que as pessoas se afastam das igrejas, não por dificuldades espirituais que os levem a deixar de ter fé, mas porque não foram recebidas e abraçadas como pertencendo a família de Deus.
Que Deus te dê condições de trazer esta pessoa de volta a casa do Senhor Deus, para glória e louvor de seu Nome.
Caso você também se encontre nestas condições, não permita que esta acusação perdure em sua vida, rompa com esta barreira e volte a se relacionar, pois a sua comunhão com Deus depende também da sua comunhão com os irmãos nas igrejas.

Pr. Carlos Edson de Almeida.