quinta-feira, 7 de maio de 2015

A PACIÊNCIA E PERSEVERANÇA ANDAM JUNTAS


“Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso.” (Tiago 5.11)

O objetivo deste texto é ajudar e fortalecer a fé de alguns irmãos, pois já vi muitos crente em Cristo perderem a benção porque não tiveram paciência e não perseveraram. Creio que a paciência e a perseverança andam juntas, de mãos dadas. Estão ligadas.
Vejamos o que a palavra de Deus dis sobre perseverança:
1)     Necessitamos de perseverança (Hb 10.36)
Deus conhece a nossa estrutura e sabe que temos tendência para fraquejar, desanimar, retroceder; por isso, só alcançamos a promessa, a benção, por meio da perseverança.
2)    O domínio próprio traz a perseverança (2 Pe 1.6)
Existem coisas que dependem apenas de nós! De acordo com o texto bíblico acima, a perseverança é resultado do domínio próprio, o que significa uma tomada de decisão, uma atitude da nossa parte. Isso porque, ao Senhor Deus compete o milagre, o sobrenatural, e a nós, a perseverança.
3)    Perseverar é a capacidade de suportar (Ap. 2.3)
Deus conhece a nossa perseverança e, por causa do seu nome, devemos suportar as provas e não esmorecer, jamais. Creio que estes três textos são suficientes para trazer ao nosso coração o encorajamento necessário para que possamos perseverar. Uma das estratégias de Satanás é nos fazer desistir, fraquejar, desanimar.
Muitas lutas hão de vir, e também os ventos contrários e as pressões, para que desistamos dos sonhos, das promessas divinas e das bênçãos.
Portanto, o nosso grande desafio hoje é: perseverar sempre!
“porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos” (Tg 5.11)
Vamos, agora, falar da paciência. Existe uma frase popular que diz: “Tenha a paciência de Jó”. Por mais irônico que pareça, é isso mesmo, precisamos ter a paciência de Jó.
Uma leitura detalhada e minuciosa do livro de Jó nos ajudaria muito a perceber o número de provas e pressões enfrentadas por esse servo de Deus. Ele perdeu bens, amigos, saúde e família; não se desesperou, antes, confiou em Deus, porque sabia que, a qualquer momento, o Senhor lhe daria o livramento. E foi o que aconteceu.
Devido à sua paciência e confiança, o Senhor não concedeu apenas livramento a Jó, antes, restituiu-lhe tudo em dobro.
O apóstolo Paulo declara: “Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência e aguardamos”. (Rm 8.25)
Esse é um dos grandes exercícios da fé: aguardar com paciência o agir de Deus! Mesmo que não haja nenhum sinal aparente, é preciso aguardar.
A oração também é um excelente exercício da fé. Portanto, devemos investir tempo em oração, ainda que não vejamos algo visível, Afinal, Deus está nos ouvindo e, no tempo certo, irá nos enviar a benção.
Os dízimos e as ofertas também são demonstrações de exercício da fé. Devemos perseverar e ter paciência necessária. Somente assim, o milagre será realizado em nossa vida. É justamente o que diz a Bíblia: “Esperei com paciência pelo Senhor, ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor”. (Sl 40.1).
Assim amado irmão, o convite e o desafio de Deus para a sua vida é: entender, pelo poder do Espírito Santo, a importância da paciência.

Que tal começar a viver uma nova experiência?