quinta-feira, 20 de outubro de 2016

O CAMINHO DA GRANDEZA
(O serviço na vida cristã)

Qualquer que entre vós quiser ser grande será o que vos sirva (Mc 10:43).

A competição é uma das marcas registradas da nossa sociedade. Aprendemos desde cedo a competir. Queremos os melhores lugares, as maiores posições, os melhores salários, o melhor carro, a melhor casa... Para chegar ao poder muitos jogam sujo, trapaceiam, armam esquemas, burlam regras, compram votos, e etc. Todavia, este “desejo de ser grande”, de ser reconhecido, de estar sob os holofotes, não é privilégio do nosso tempo. Tiago e João, discípulos de Jesus, também se sentiram tentados a andar no caminho ilusório do poder. O texto de Marcos capítulo 10:35-45 narra esse momento. Há, neste texto, três lições extremamente importantes.
Em primeiro lugar, vigiemos quanto aos desejos egoístas. Tiago e João fazem um pedido egoísta a Jesus: Mestre, queremos que nos concedas o que te vamos pedir (...) Concede-nos que na tua glória nos assentemos, um à tua direita, e o outro à tua esquerda (Mc 10:35, 37). Enquanto Jesus anda pelo caminho da renúncia, eles estão na estrada da ambição. Querem holofotes. Observe a palavra “glória”. Para Jesus essa palavra tem um significado. Já para Tiago e João, outro totalmente diferente. Por glória eles querem dizer a futura posição de chefe de estado! Sentar um a direita e o outro a esquerda é assumir posições de grandeza quando Jesus tiver uma corte. Seus corações aspiravam a “grandeza”, as pompas das cortes, a mordomia da vida nos palácios.
O pior é que a mãe deles estava por trás do pedido, também (Mt 20:20-21). A mãe de Tiago e João, Salomé, era irmã de Maria (Mt 27:56; Mc 15:40; Jo 19:25). Sendo assim, estes dois discípulos eram parentes de Jesus. Possivelmente primos. Então, veja o que está acontecendo: eles se aproveitam dos laços familiares para buscarem vantagens pessoais. Jesus diz: Não sabeis o que pedis... A “glória” que esperava Jesus, como ele mesmo explica no versículo 38, nada tinha a ver com palácio e riquezas.  Cálice e batismo neste texto são referências claras a sua morte. A “glória” que aguardava Jesus era a cruz. Tiago e João, ao responderem que podiam beber o cálice de Jesus, responderam sem entendimento. E, de certa maneira, experimentaram estes sofrimentos mais à frente em suas vidas. 
No versículo 41, diz a Bíblia que os outros dez quando ouviram isto começaram a indignar-se contra Tiago e João. E não se engane: Eles não se indignaram porque tinham uma visão correta a respeito do que aguardava Jesus. Os outros dez também almejavam aquelas posições de destaque. Estavam indignados porque João e Tiago foram mais rápidos que eles. Pense um pouco em sua vida neste momento. Vamos agora olhar para nós. Quando servimos a Cristo, quais são as nossas motivações. O que realmente desejamos? O primeiro lugar, o lugar de destaque? Ser visualizado? Ser elogiado? Cuidemos quanto a estes desejos egoístas.
Em segundo lugar, desejemos mais servir os outros ao invés de sermos servidos pelos outros. Jesus chama-os a si e mostra para os seus amados discípulos qual verdadeiro caminho da grandeza. Jesus ensina que diante dos homens existem os maiorais, os grandes que exercem autoridade (Mc 10:42), mas que entre eles não seria assim. Ele disse: Qualquer que entre vós quiser ser grande será o que vos sirva (Mc 10:43). A resposta de Jesus é radical. Atente para a palavra “grande” que aparece neste texto. Ela é a tradução da palavra grega “megas” de onde se originou a nossa palavra em português “mega”. Jesus está ensinando que mega não é o que ocupa o cargo mais alto, mas o que tem prazerem servir. O “mega discípulo”, o “mega apóstolo”, o “mega pastor”, o “mega pregador”, o “mega cantor” na visão de Jesus não é quem gosta de ser visto, mas quem tem prazer e alegria em servir! É o seu caso?
É incrível como é grande o número de pessoas na igreja que gostam de se aparecer, que fazem tudo para estar em evidência, que se decepcionam se não são elogiadas. Lembre-se que para Jesus o nosso valor não é medido pelo número de pessoas que nos servem, mas pelo número de pessoas que nós servimos. Somos discípulos de Jesus, e em nossa jornada cristã, devemos estar preocupados em glorificar e servir a Jesus.  
Em terceiro lugar, tenha sempre a disposição de um “diácono”, 24 horas por dia, todos os dias, onde você estiver. O versículo 43 diz o seguinte: Quem quiser ser grande entre vós, será o que vos sirva. A palavra “sirva”, neste texto, é a tradução da palavra grega “diakonos”. Um diácono é um servidor, um servente, um garçom. Jesus diz que quem quiser ser grande deve ser um “diácono”. Na verdade, este princípio é um princípio geral. Não só aqueles que foram consagrados para esta função devem desempenhá-la, mas todos os cristãos. Os que foram consagrados muito mais! Na visão de Jesus, todo cristão deve ser um diácono. Isto é, deve estar sempre a serviço dos outros. O diácono não escolhe tarefas.
E lembre-se: o serviço faz parte do culto a Deus. Fomos criados, salvos e chamados para servi-lo! A Bíblia diz que nós recebemos uma nova vida da parte de Cristo Jesus para que realizássemos as boas obras (Ef 2:10, NBV). Essas boas obras estão relacionadas com o serviço a Deus. Sempre que servimos as pessoas, estamos servindo a Deus[1] (Cl 3:23-24). Outro texto que confirma que recebemos uma nova vida para que sirvamos a Deus é 2 Timóteo 1:9. Ali Paulo diz a Timóteo: Foi ele quem nos salvou e nos chamou para o seu santo trabalho (NBV). Você foi chamado não para ser visto, mas para servir a Deus! Lembre-se disto quando for retirar uma oferta, cantar um louvor, pregar a palavra, ministrar a lição, etc.       
Você é como o soldado que, quando está servindo, quer agradar o seu comandante e por isso não se envolve nos negócios desta vida (2 Tm 2:4, NTLH)? O compromisso do soldado é estar sempre em prontidão para o comandante. Você está sempre pronto para servir a Cristo? O que está no topo, em primeiro lugar na sua agenda? Pare e pense. Se a resposta for “os negócios dessa vida”, seguramente você não pode ser chamado de “o bom soldado de Cristo”, que está sempre pronto a servi-lo. “Ser servo significa desistir do direito de controlar a sua agenda e permitir que Deus a interrompa sempre que precisar”.[2] Enquanto é dia, sirva ao Senhor com prontidão!

PARA REFLETIR

01. Cite uma das marcas da nossa sociedade no que se refere ao serviço?

02. O que Jesus ensina sobre serviço ao próximo?



[1] Warren (2003:197).
[2] Idem, p. 223.