segunda-feira, 24 de outubro de 2016

O LAR CRISTÃO IDEAL
(A família na vida cristã)

Eu e a minha casa serviremos ao Senhor! (Js 23:15).

            Por que muitos lares, inclusive cristão, vivem em “pé de guerra”? A família foi idealizada por Deus para ser uma bênção. Estar em casa, na companhia de nossos familiares, deve ser motivo de grande alegria. O lar precisa ser um lugar de refrigério e não um campo de batalha. A família é a instituição mais básica e importante na face da Terra. Não existe sociedade justa, nem nação forte sem famílias estruturadas. Também, não há igreja santa sem famílias santas. Ela é um projeto de Deus! O Senhor a criou para que ela fosse feliz. Nós cremos que a Bíblia tem o parâmetro para família ideal. Nela, Deus, o idealizador da família, deixou as diretrizes e os caminhos que as famílias de todas as épocas devem seguir. Nosso objetivo, como discípulo de Cristo, não é saber o que o mundo ensina sobre família, mas o que a Bíblia ensina sobre esta instituição divina. Importa o que Deus diz, e não o que os homens dizem (At 5:29)! É isso que veremos neste estudo.
Em primeiro lugar, pensemos no papel das esposas. A Bíblia diz: Mulheres sejam submissas ao próprio marido... (Ef 5:22). O que é ser submissa? Não sinônimo de inferioridade ou indignidade, já que todos os cristãos devem submeter-se uns aos outros (Ef 5:21). A submissão da esposa ao marido é uma aplicação específica de uma regra geral. E, é bom que fique bem claro: a mulher não é inferior ao homem, pois, são iguais diante de Deus (Gn 1:27; Gl 3:28). O verbo “submeter” (gr. hupotasso) era um termo militar que significava “organizar sob comando de um líder”. E, em uso não militar, era “uma atitude voluntária de ceder e cooperar” ou “sujeição voluntária”. Um corpo sem cabeça ou com duas cabeças é uma anomalia. E, na família, isso é um convite ao caos![1] Por isso, o Senhor colocou o marido como “cabeça”, isto é, o “líder” da família (Ef 5:23). E, a esposa cristã e santa deve sujeitar-se a ele e respeitá-lo em Cristo (Ef 5:33). Não é papel de a mulher competir com o esposo, muito menos, comandá-lo. Deve ser uma companheira e não uma concorrente! Com sabedoria ela deve edifica o lar, ajudar na educação dos filhos e apoiar o esposo.     Vale ressaltar, que sua submissão não é incondicional. Espera-se do marido uma liderança santa e amorosa, que reflita a de Cristo. Por isso diz o texto: sejam submissas (...) no Senhor.
     Em segundo lugar, pensemos no dever dos maridos. O texto de Efésios 5:23 diz que o marido é o cabeça da mulher. De igual modo, em I Coríntios capítulo 11, versículo 3, encontramos esta verdade relatada. Ambos os textos revelam a liderança que deve ser exercida pelo homem na relação conjugal. A pergunta agora é: de que maneira o marido deve desempenhar este papel? A Bíblia responde, também em Efésios: com amor! Se a palavra que caracteriza o papel da esposa é submissão, a palavra que caracteriza o dever do marido é amor. A liderança precisa ser amorosa! É dada uma ordem para os maridos neste texto: Maridos, cada um de vós ame a sua esposa (Ef 5:25). Submeter-se pode ser difícil, mas amar é ainda mais.
     E, de fato, o padrão determinado aos maridos é elevadíssimo: ...amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja (Ef 5:25a). “Paulo exalta o amor conjugal ao nível mais alto possível, pois vê no lar cristão uma imagem do relacionamento entre Cristo e a igreja”.[2] A esposa tem como padrão a igreja. Ela deve submeter-se ao marido como a igreja se submete a Cristo. Agora o marido tem como referencial o próprio Cristo. Quando o marido ama na semelhante de Cristo, o seu amor é persistente, sacrificial, santificador e romântico! (cf. Ef 5:25-33).
     Em terceiro lugar, pensemos papel dos filhos. O papel dos filhos na família é extremamente importante (Ef 6:1-3). É “a obediência motivada pela honra”! O texto inicia dessa forma: Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor (v. 1a) e segue apresentando três excelentes razões para tal tarefa. Em primeiro lugar a obediência é justa (v.1b). Em segundo lugar a obediência é ordenada (v. 2a). Em terceiro lugar a obediência é abençoadora: Há uma promessa para os filhos obedientes! Terá uma vida longa e cheia de bênçãos. (Ef 6:3 BV).
     Em quarto lugar, pensemos no conselho aos pais. Ao tratar com pais, o apóstolo começa aconselhando-os da seguinte forma: E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira (Ef 6:4a). De fato, há erros cometidos pelos pais irritam muitos os filhos: [3] excesso de proteção, favoritismo, mentiras, injustiça na disciplina, desestímulo, menosprezo, ironias, uso de palavras ásperas, crueldades físicas e assim por diante. Então, Paulo continua o conselho: mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor (Ef 6:4b). Há aqui três missões dos pais. A primeira é nutrir os filhos: a expressão “criai-os” vem do grego ektrepho, que significa literalmente “alimentar”, “nutrir” ou “educar” para se tornar maduro.[4] É no lar cristão o lugar onde as crianças devem aprender sobre o Senhor e a vida cristã. E, isso é uma incumbência dos pais! Eles devem assumir esse papel, ao invés de esperar que a escola ou igreja o faça em seu lugar. A segunda missão é disciplinar os filhos. A eficácia da educação depende da disciplina. Porém, disciplinar os filhos não é descarregar sobre eles a ira e frustração pelo que fizeram de errado, mas corrigi-los com fim de treiná-los.[5] Por fim, Efésios capítulo 6, a terceira é: os pais devem instruir e incentivar os filhos, pois esse é o significado da palavra “admoestação” (v. 4b). Pais cristãos criam filhos para glória de Deus!

PARA REFLETIR

01. Segundo a palavra de Deus, qual é o papel da esposa e do esposo no lar cristão?

02. Segundo a palavra de Deus, qual é o papel dos pais e dos filhos no lar cristão?





[1] Hendriksen (2005:294).
[2] Wiersbe (2006:65).
[3] Hendriksen (2005:311).
[4] Stott (2007:186).
[5] Lopes & Lopes (2007:149).