segunda-feira, 7 de novembro de 2016

CAPACITAÇÃO PARA TESTEMUNHAR
(O batismo no Espírito na vida cristã)

...ficai na cidade até que do alto sejais revestidos de poder (Lc 24:49).

A Bíblia Sagrada é clara quando diz que o Espírito Santo habita dentro de cada crente em Jesus. Esta verdade foi profetizada no Antigo Testamento (Ez 36:27) e confirmada no Novo (1 Co 6:19). Todavia, além da habitação do Espírito, a Bíblia também fala do batismo no Espírito Santo, que é uma obra adicional do já presente Espírito Santo. Esta obra não é a regeneração, pois os discípulos já eram nascidos de novo quando o receberam pela primeira vez. Também não é a santificação, que esta ligada a separação do crente para Deus, é um processo diário. Ela não é, do mesmo modo, uma recompensa por serviços prestados a Deus. Quem a recebeu não é superior a quem não a recebeu. É antibíblico pensar assim.  
     O verbo “batizar” significa, literalmente, “mergulhar”, “submergir”. A pessoa que é batizada no Espírito Santo passa por uma experiência espiritual intensa; sua vida é submersa no poder do Espírito! Jesus compara este evento com um “revestimento”: ...ficai na cidade até que do alto sejais revestidos de poder (Lc 24:49). Os crentes que são batizados no Espírito Santo são vestidos de poder sobrenatural. Na profecia de Joel 2:28, o sentido da palavra “derramarei” faz referência a algo vindo do céu em grande quantidade. O batismo no Espírito Santo vem do céu! Desce “do alto” (Lc 24:49), é um presente divino, um dom celestial. 
Este grande derramar do Espírito foi anunciado pelos profetas no Antigo Testamento (cf. Is 32:15; 44:3; Ez 39:29; Jl 2:28-29). João Batista, quando iniciou o seu ministério, fez uma referência direta ao batismo no Espírito Santo profetizando este evento que ocorreria num futuro próximo: Eu, na verdade, vos batizo com água (...) ele vos batizará no Espírito Santo (Mt 3:11; Mc 1:8; Lc 3:16; Jo 1:33). Jesus também, antes de ser elevado aos céus, confirmou: vós sereis batizados no Espírito Santo, não muito depois destes dias (At 1:5). E assim como ele disse, poucos dias depois, por ocasião da festa do dia de Pentecostes, registrada em Atos capítulo 2: ... todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas (v. 4).
O apóstolo Pedro, ao se referir a esta ocorrência, confirmou ser ela a realização das profecias sobre o derramamento do Espírito (At 2:16). Disse, de igual forma, que a promessa do batismo no Espírito Santo originou-se em Deus e é executada por Jesus (cf. At 2:33). É o Cristo exaltado quem envia esta bênção a terra: exaltado pela destra de Deus (...), derramou isto que agora vede e ouvis (At 2:33b). É Jesus quem batiza pessoas no Espírito Santo. Esta promessa não esta restrita a um grupo seleto; esta disponível a todos: derramarei meu Espírito sobre toda carne (Jl 2:28), a promessa diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a todos quantos Deus, nosso Senhor, chamar (At 2:39). Todos podem buscar e pedir a Deus esta dádiva celeste!
E de que maneira podemos saber se uma pessoa foi batizada no Espírito Santo? A Bíblia apresenta uma evidência que comprova esse fato. O livro de Atos registra alguns casos de pessoas que receberam esta promessa e, em todos eles, um sinal exterior e imediato se seguiu: o falar em outras línguas. Esta é a prova de que uma pessoa foi batizada. Foi assim em Atos 2:1-4, quando os 120 estavam reunidos em oração. Foi assim na casa de Cornélio (At 10:44-46), quando o Espírito foi derramado pela primeira vez sobre os gentios, e quando eles foram batizados no Espírito Santo (At 11:15-16). Foi assim em Atos 19, cerca de vinte anos depois do que aconteceu em Atos 2, quando um pequeno grupo de discípulos, que havia sido batizado segundo o batismo de João, receberam o Espírito Santo (vv. 1-7). Em todos estes casos, a evidência apresentada é o falar em outras línguas.
É importante lembrarmos que, de acordo com a nossa crença, as línguas que servem de evidência para o batismo no Espírito não são humanas, das nações, mas celestiais (I Co 14:2). Não são aprendidas em escolas; são concedidas pelo Espírito Santo, conforme sua vontade (At 2:4). A experiência de ser batizado no Espírito é uma das mais importantes e maravilhosas que um cristão pode vivenciar, todavia, não acreditamos que alguém possa ser batizado sem propósito. O objetivo do batismo no Espírito Santo é a capacitação do discípulo de Cristo para a proclamação do evangelho (At 1:8).
Como esta é uma promessa a todas as pessoas, todos podem desejá-la e procurá-la. Todavia, não sem critérios. Procure esta dádiva com sabedoria! Com sabedoria por pelo menos duas razões: (1) Sabedoria para entender que o batismo no Espírito é um dom: Batismo no Espírito Santo não significa recompensa ou prêmio dado àqueles que têm uma longa folha de serviços prestados à igreja. Este não é o conceito bíblico. O batismo no Espírito é um dom, uma dádiva de Deus para todos os crentes. Em Samaria, tentaram comprar esse dom: Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro (At 8:20). Na casa de Cornélio, todos ficaram maravilhados, porque o dom do Espírito Santo havia se derramado também sobre os gentios: Pois os ouviram falar em línguas, e engrandecer a Deus (At 10:45-46). Todos esses textos bíblicos confirmam que o batismo no Espírito é um dom. Um dom, por definição, não é concedido por méritos. Nós não nos tornamos merecedores de recebê-lo, pois qualquer dádiva que recebemos de Deus é baseada em sua graça, não em nossas obras.  
(2) Sabedoria para entender que o batismo no Espírito está nas mãos de Deus: Uma vez que o batismo no Espírito Santo é um dom, o momento de sua concessão está nas mãos daquele que o concede. A Bíblia garante que Deus responde a nossa oração, quando seu propósito está de acordo com a sua vontade: E esta é a confiança que temos nele: que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve (1 Jo 5:14). Mas por razões que ele não explica, algumas vezes, o tempo dele é diferente do nosso. Em razão disso, se o batismo no Espírito Santo não ocorrer no tempo esperado por você, não fique sob autocondenção. Deus é Soberano! Ele sabe o que faz! Procure o batismo no Espírito Santo com sabedoria.           

PARA REFLETIR

01. O que é o batismo no Espírito Santo e qual a sua evidência imediata?

02. Porque devemos buscar o batismo no Espírito com sabedoria?