quarta-feira, 14 de abril de 2010

IMPACTO FAMILIAR

Davi foi um grande rei, mas um pai ausente e nem sempre muito sábio. Os assuntos do reino consumiam todo o seu tempo, capacidade e energia. Enquanto isso, no palácio, uma tragédia estava prestes a acontecer. Tamar, uma das filhas de Davi, despertou o desejo sexual de seu meio-irmão, Amnom. Depois de seduzi-la e estuprá-la, ele a desprezou. Tamar, envergonhada e humilhada, contou a seu irmão absalão todo o mal que Amnom havia cometido.
Como Davi se omitiu, mesmo sabendo do incesto, absalão resolveu fazer justiça com as próprias mãos e matou seu meio-irmão. A negligência de Davi e o desprezo com que ele tratou Absalão, que não conseguiu uma audiência para conversar com seu pai sobre o assunto, arruinaram a familia. Nunca mais Davi conseguiu resgatar seu relacionamento com Absalão, que morreu anos depois deixando o rei em desespero.
O desprezo serve como uma capa de proteção. Com medo de ferir-se ainda mais, a pessoa reage com desprezo. Mas a ferida permanece sem cura. Só há um modo de solucionar tal problema: perdoando quem nos machucou. Porém nem sempre é facil perdoar. Por isso, devemos reconhecer diante de Deus essa nossa incapacidade e nos colocar sob sua dependência para transformar nosso coração e nos capacitar a perdoar.
Infelizmente, há muitas familias que padecem dessa dor; pais que rejeitam seus filhos, filhos que desprezam seus pais, irmãos que se ignoram, etc. Tudo será diferente se cada um controlasse seu próprio orgulho, admitisse sua parte de culpa e perdoasse aquele que o ofendeu. Muitas oportunidades de reconciliação são perdidas, às vezes irremediavelmente.
Em Galátas 5.22-23 lemos que a mansidão é um dos fruto do Espírito Santo. Se formos mansos perdoando a quem nos ofende, permitiremos que o Espírito de Deus atue livremente através de nós. Por que desperdiçar a oportunidade de amar nossos familiares, irmãos e amigos, nos deixando dominar por um sentimento que só prejudica nossa vida emocional e espiritual? Por que não podemos depender de Deus e optar por rejeitar o desprezo? por que não escolher perdoar, em vez de carregar o fardo de amargura? Jesus quando foi ferido, abençoou quem o desprezou. Que o Senhor nos ensine e nos dê forças para reagir da mesma maneira.