sexta-feira, 16 de abril de 2010

VENCENDO O MEDO.



Quem já não sentiu temor diante de uma situação de crise? A pressão, o estressem a ansiedade e a insegurança desestabilizam e surge o medo. Temos um exemplo bíblico, do rei Josafá, segundo o que a Bíblia relata, foi um dos mais brilhantes reis que Israel teve. Ele amava e temia ao Senhor, mas, um dia, recebeu a noticia de que três exércitos haviam se reunido como propósito de atacá-lo. Josafá sabia muito bem que seus soldados não teriam a menor chance de vencer essa batalha. então, apesar de estar muito temeroso quanto à segurança de Israel, do seu exército e de sua própria vida, ele foi honesto e confessou a Deus o que estava sentindo, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao Senhor (v3).
A forma como o rei Josafá reagiu quando se sentiu acuado e com medo diante de uma situação real de crise, traz lições valiosas, Josafá:
  • confessou seu medo ao Senhor e pediu socorro (v3)
  • relembrou os grandes feitos de Deus para com a nação israelita (vs 6-7)
  • ouviu com atenção as instruções do Senhor através do profeta (vs 14-17)
  • ajoelhou-se diante de Deus assumindo a posição de servo e adorou o Senhor demonstrando sua confiança nele (v 16)
  • louvou a Deus, juntamente com todo o povo antes e depois da batalha ( vs 21-28

O medo quando não é controlado, pode ser muito perigoso, pois é um sentimento que tem o poder de limitar e inibir as ações das pessoas. Porém, quando encarado racional e objetivamente, ele também pode ser um aliado, evitando que a pessoa se exponha a perigos reais, tornando-a mais cautelosa.

Como controlar o medo para que ele não nos atrapalhe? Como ponderar diante de uma situação de crise? Josafá lançou sobre Deus sua ansiedade ( I Pd 5.7), relembrou à intervenção divina na história de seu povo e em sua vida sempre que foi necessário, ouviu a orientação de Deus e obedeceu, mostrou sua confiança na soberania do Senhor e louvou-o antes de receber a benção. Assim como fez Josafá, não permita que o medo roube de você e de sua família bençãos preciosas. Jaime Kemp