terça-feira, 29 de junho de 2010

NÃO PERCAMOS A CONFIANÇA EM DEUS MESMO NO MEIO DAS CRISES

Davi se queixa de Deus por causa das injustiças cometidas pelos seus inimigos. Mas, diante destas ações terríveis de seus inimigos, ele não deixa de confiar na proteção e cuidado do Deus na sua vida. Ele se sente motivado a continuar uma vida santa e reta diante do Deus que ele serve sempre. Sl 69.

A sua oração é para que Deus o salve, pois, as águas sobem até o seu pescoço. Ele fala que se atolou num profundo lamaçal onde não se pode firmar o pé e entrou na profundeza das águas onde a corrente o submergia.

A sua condição era tão angustiante que ele usa essa figura de sufoco quando as águas estão no pescoço. Davi estava a beira do desespero diante das perseguições que vieram sobre ele. O seu coração estava apavorado, por isso, ele usa a figura lamaçal profundo. Havia sufoco pesar, dor e angustia profunda em seu coração a tal ponto de faltar a respiração. Era como se ele estivesse num profundo charco onde havia os maiores perigos de morte. Um lugar onde não se conseguisse se manter em pé.

No meio de toda essa crise ele diz que esta cansado de clamar e secou a sua garganta. Ele diz que seus olhos desfalecem de esperar Por seu Deus. Mesmo sem condições, sem animo físico Davi espera por Deus. Ele já gritou, já pediu socorro e agora só resta esperar por Deus agir.

Segunda parte

Deus se volta para nós mo meio das angustias

Versos 16.19

A experiência de Davi é de estar num terrível lamaçal que esta para consumi-lo por completo. Então ele clama mais uma vez pelo Senhor. Ele apela para que o Senhor o ouça porque grande é a sua benignidade. Ele faz alguns pedidos importantes para Deus.

1º volta-te para mim segundo a tua muitíssima compaixão.

Davi pede para Deus se voltar para ele segundo a grande compaixão que tem para com seu servo. Compaixão é o único recurso de segurança que Davi se apropria. Ele sabe que Deus é rico e é grande em misericórdia, por isso, apela de maneira profunda por ela. Ele está muito aflito e precisa urgentemente de uma ação de Deus na sua vida.

Como nós hoje precisamos orar assim e pedir para que Deus se volte para nós mediante a sua muitíssima misericórdia. A Bíblia diz no livro de II Cron. 6.42: Senhor Deus, não faças virar o rosto do teu ungido; lembra-te das tuas misericórdias para com teu servo Davi. Em Neemias 1.5 diz: Ó Senhor, Deus do céu, Deus grande e temível, que guardas o pacto e usas de misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos. No salmo 4.1 Davi afirma: Responde-me quando eu clamar, ó Deus da minha justiça! Na angustia tu me deste largueza. Tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.

2º não escondas o teu rosto do teu servo:

Davi pede para que Deus olhe para ele. Ele pede para que Deus não esconda a sua face dele. Davi não consegue olhar sem a graça de Deus perto dele. Ele não é capaz de viver sem a amizade de Deus na sua caminhada. O Deus sagrado na sua vida é a característica mais marcante do seu coração. A presença de Deus ao seu lado é o registro para continuar a lutar e enfrentar as crises de sua vida.

Sem a presença santa de Deus conosco não podemos fazer nada. Não resistimos a nada, não temos coragem para nada. A face de Deus nos anima para as lutas da vida sempre.

3º ouve depressa, pois, estou angustiado.

Davi pede que Deus ouça a sua oração, pois a angustia o aflige demais. Só na oração podemos ter o conforto diante das nossas aflições. Davi diz no salmo 31.9 tem compaixão de mim, ó Senhor, porque estou angustiado e consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e meu corpo.

4º aproxima-te da minha alma e redime-a:

Em outras palavras Davi está dizendo assim: Senhor chega bem perto da minha alma e a redime. Como precisamos fazer esta oração na vida, pois, só Deus pode nos redimir e alimentar a nossa alma diante de tantas crises e problemas na vida.

O salmo 103.4 afirma: quem redime a tua vida da cova, quem te coroa de benignidade e de misericórdia.

Em Isaias 63.9 é dito: em toda a angustia deles foi ele angustiado e o anjo da sua presença os salvou, no seu amor, e na sua compaixão ele os remiu, e os tomou, e os carregou todos os dias da antiguidade.

5º resgata-me por causa dos meus inimigos

Claro que esse resgate só pode vir da mão de Deus. Daví está diante da fúria dos seus inimigos e, por isso,, pede para que Deus o resgate, para que Deus o livre das perseguições dos seus opositores. Não podemos agir sozinhos diante das perseguições. É Deus que nos livra e nos resgate as ações dos inimigos do reino.

É o soberano juiz do mundo que nos livra das ciladas e artimanhas dos inimigos. A Bíblia diz em Exodo 14.13: Moisés, porém, disse ao povo: não temais, estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que ele hoje vos fará, porque aos egípcios que hoje vistes, nunca mais tornareis a ver.

O livro de II Samuel 22.51 afirma: Ele dá grande livramento a seu rei, e usa de benignidade para com o seu ungido, para com Davi e a sua descendência para sempre.

No livro de II crônicas 20.17 está dito: Nesta batalha não tereis que pelejar, postai-vos, ficai parados e vede o livramento que o Senhor vos concederá, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã lhes saireis ao encontro, porque o senhor está convosco.

O salmo 69 termina assim, porque o senhor ouve os necessitados e não despreza os seus, embora sejam prisioneiros. Louvem-no os céus e a terra, os mares e tudo quanto neles se move. Porque Deus salvará a Sião e edificará as cidades de Judá, e ali habitarão os seus servos e a possuirão. E herdá-la à a descendência de seus servos e os que amam o seu nome habitarão nela.

Louvado seja o majestoso Senhor da nossa vida.