segunda-feira, 28 de junho de 2010

VISÃO BÍBLICA SOBRE MISSÕES



LEITURA: E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo : Foi me dado toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Mat 28:18-20.

Introdução:

Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra. (At 1-8).

A igreja é chamada para ser testemunha em Jerusalém, Judéia e Samaria e confins da terra, ao mesmo tempo. A visão de Cristo, não é alcançar primeiro Jerusalém e depois as demais partes do mundo, mas sim faze-lo ao mesmo tempo. Os quatro lugares aqui citados foram alvos simultâneos do ministério da igreja.

Além de Cristo confirmar a ordem missionária a igreja, como vemos em Mat 28.18-20 também a capacitou para a obra, através do poder do Espírito Santo.

A promessa do Espírito Santo sempre foi ligada a ordem missionária. Vejamos além da leitura que já fizemos em Mateus 28, temos também a confirmação no livro do apostolo Marcos 16.15-18 “ E disse-lhes: ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crêem; em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados.

João 20.21 – Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio.
1 – Prossigo Para o Alvo

Sem dúvida alguma Deus tem posto um alvo diante da humanidade e Ele espera que o homem vá em direção do alvo. A vida de muitas pessoas está sem direção e elas não têm certeza do futuro, porque perderam o alvo e estão indo para outras direções. Perder o alvo é cousa muita séria e muito ruim. É bom que cada pessoa tome algum tempo para pensar no alvo ou plano de Deus para sua vida.

1 A – Prossigo: Muitos não têm a virtude de persistência, mas a bíblia nos fala dela. Devemos olhar para frente.

1B – Alvo: O alvo sintetiza tudo o que Deus quer de nós. O autor da carta aos Hebreus usa a expressão “olhando para Jesus”; os que olham para Jesus estão contemplando o maior ideal e alvo que Deus tem posto diante da humanidade.

2 – O Chamado de Deus

O chamado não é apenas para um grupo privilegiado. Deus não age assim. Por meio de Jesus Cristo, Ele convida a todos, quando diz: Vinde a mim todos que estão cansados e oprimidos (Mt 11.28).

a) A salvação está em Cristo Jesus: (Sl 3.8 A salvação vem do Senhor); (At 4.12 E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.

b) Devemos viver em Cristo Jesus: (At 3.19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor.) ; ( II Cor 5.17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.).

Deus está apenas esperando uma iniciativa daquele que ainda carrega sua cruz sozinho; e pronto a mudar sua história, transformando-o num verdadeiro vencedor. Fl 4.13 ( Posso todas as coisas naquele que me fortalece).

CONCLUSÃO:

A VISÃO DE Deus continua sendo a mesma, que seus servos levem a Mensagem além da sua congregação, alcançando milhares de pessoas que estão oprimidas e sofrendo. Deus tem o alívio e tudo preparado.

Aqueles que ouvirem a Mensagem do Senhor, não estarão andando sozinhos, pois sua Palavra garante que Ele estará conosco todos os dias até a consumação dos séculos.

As pessoas não podem continuar sendo enganadas, não há outro caminho que leve ao Senhor, a não ser através de Jesus Cristo, e também não tem salvação para quem está ausente de Deus.

A Palavra precisa ser levada aos quatro cantos da terra ao mesmo tempo, Deus tem pressa em salvar a muitos, pois em breve Cristo voltará e então não haverá mais tempo, para clamar por salvação.

Deus também capacita os seus servos, dando-lhes ousadia e poder para fazerem a mesma obra que Ele fez e coisas ainda maiores. Deus procura os verdadeiros adoradores, aqueles que o adorem em Espírito em Verdade.

Deus continua a chamar e aguarda apenas um gesto, para transformá-lo num verdadeiro cidadão dos céus; ou quantos podem neste dia dizer como Isaias: Eis me aqui, envia-me a mim.