segunda-feira, 28 de junho de 2010

PORQUE DEVEMOS EVANGELIZAR


TEXTO: “ Eu mesmo, irmãos, quando estive entre vocês, não fui com discurso eloqüente, nem com muita sabedoria para lhes proclamar o ministério de Deus. Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser a Jesus Cristo, e foi com fraqueza, temor e com muito tremor que estive entre vós. Minha mensagem e minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstração do poder do Espírito, para que a fé que vocês tem não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus.” I Cor 2.1-5

Introdução:

O apostolo Paulo deixa evidente em sua primeira epístola aos Coríntios que era movido por um ideal extremamente forte. Ele tinha um objetivo claro na vida; uma paixão que o fazia ir sempre em frente, não importando as dificuldades que passava: anunciar a Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

Na verdade Paulo nada tinha para se vangloriar, seu passado era vergonhoso, não tinha riquezas, dispunha só do suficiente para sobreviver, e isto graças ao seu trabalho de construtor de tendas. Até mesmo as coisas que em certa época de sua vida ele considerara vantagem, como sua linhagem, sua educação religiosa e seu zelo, de repente ele descobriu que nada tinha valor, e passou a considerar tudo como esterco.

01 – DESAFIOS ENFRENTADOS

Os desafios que Paulo enfrentou em seus dias, não eram diferentes dos que enfrentamos hoje. Paulo levou uma vida difícil. Certa vez foi duramente perseguido e não recebeu nenhuma intervenção de Deus; pelo contrário para ser salvo precisou que o colocassem num cesto de palha, desceram-no pela muralha da cidade, e ele teve de fugir como um bandido comum, com medo e angustia em sua alma; pois por muito pouco não perdeu a vida. Atos 9.23-25

Em outra ocasião, viajava como prisioneiro num navio que foi a pique. Deus falou a Paulo através de um anjo que não poderiam salvar o navio, mas que ninguém morreria, só perderia a carga. Deus porém não enviou seus anjos para salva-lo do naufrágio, antes teve de nadar e salvar-se agarrando a destroços do navio, juntamente com os outros. Não havia nada de diferente na vida de Paulo, não era diferente de nós.

No entanto, ele era consumido por algo que nos falta. Quando nos ajoelhamos, o Espirito Santo nos desafia dizendo: falta algo ainda; e só compreendemos quando olhamos e vemos os bancos vazios e pensamentos vêm ao nosso coração: Falta algo à Igreja de Deus, falta algo em nossos corações.

O que Paulo guardava com muita obsessão em seu coração era o desejo e a vontade de evangelizar, ganhar almas para Cristo e isto tem faltado em muitos corações; Anunciar a este mundo que Jesus Cristo salva, que Ele é Senhor e Salvador.


02 – Por que a Igreja precisa tanto evangelizar?

Apesar do Brasil ser um dos países mais evangelizados do mundo, com dezenas e centenas e até milhares de igrejas, ainda existem milhões de pessoas que precisam compreender a Palavra de Deus, ou que ainda não foram alcançadas pelo Evangelho.

Se quisermos ganhar nossas cidades para Cristo, precisamos mais do que distribuir folhetos ou boletins. Precisamos na verdade do Fervor de Deus em nossos corações, em nossa alma!

Milhares de pessoas morrem a cada dia, e entre elas podem estar parentes, amigos, vizinhos e até nossos parentes, etc... Não podemos simplesmente ficar dizendo que não temos recursos e olhar para o mundo como se nada pudéssemos fazer, e muitas vezes têm se a necessidade de ficar implorando centavos aos irmãos para ajudar a pagar contas de água e luz da igreja.

Falta paixão pelas almas. Porém, quando a igreja se encontra em chamas pelo evangelismo, a liberalidade se manifesta e surgem recursos suficientes não só para as despesas do dia-a-dia, mas também para o envio de missionários a outros países.

Precisamos nos apressar, Satanás está travando uma árdua batalha, buscando a maior quantidade de almas a tragar.

Quando menos esperamos nos deparamos com doenças que nem sequer imaginávamos, a fome do mundo aumentou, as guerras continuam, a ciência está evoluindo e com sua evolução os problemas se alastraram. Não adianta buscar solução nas drogas, no prazer, no dinheiro.

Na verdade só existe uma saída que pode resolver a miséria da raça humana: a Pregação do Evangelho do Senhor Jesus Cristo, Senhor e Salvador de nossas vidas.

03 – Conclusão

Deus nos chamou para continuarmos a sua obra, ganhar almas e nosso principal objetivo, se não pensamos assim, precisamos implorar a Deus que mude em nós este sentimento; pois assim como Paulo, precisamos sentir ardendo em nossos corações o desejo de salvar almas.

Que ninguém se engane: um dia estará perante a face do Senhor, e teremos de prestar contas do que fizemos com o talento que Ele nos confiou, se falamos Dele, se o anunciamos àqueles que O não conheciam.

Este é o dia e o momento de mudar sua atitude, quem quer por em prática e viver este novo modelo de vida?