quarta-feira, 23 de março de 2011

COMO SUPORTAR OS ATAQUES DE SATANÁS

Texto básico: Tiago 4.7

Sujeitai-vos a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós.

Introdução:
As pessoas, ou os cristãos não estão prontos e preparados para um confronto com o inimigo de tal forma que possa ter a percepção correta da gravidade ou do perigo que eles correm, se não souberem manusear as armas que lhe são entregues para o combate em seu dia-a-dia.

Vejamos: quando vamos ensinar uma criança a construir uma casinha, fazemos através de um desenho em papel. Assim desenhamos como na maioria uma pequenina casa, com uma porta, uma janelinha e telhado, alguns se arriscam a colocar duas janelinhas em seu desenho. Qual é a intenção, fazer com que as crianças entendam que as janelas sejam utilizadas para abrir e fechar, dando o devido arejamento a casa.

Mas porque quando fazemos tais casinhas, não colocamos várias janelas para exemplificar de uma forma melhor. Ocorre que a maioria da sociedade, não vive em casas (tijolos) que possuem mais de duas janelas, e o desenho representa então o seu poder aquisitivo. Uma casa com três (03) janelas sugere que existam pelos menos 05 cômodos naquela casa, sendo de acordo com as janelas, 03 quartos, haja vista, que é costume do brasileiro colocar janelas somente nos quartos.

Tomemos este exemplo para nossa meditação: Numa casa onde possivelmente tenha-se 03 janelas, é comum abrir as janelas para se arejar os cômodos, entrarem iluminação, e entrando os raios de sol, tira-se a umidade, não permite que ocorra bolor e nem fique mau cheiro de ambiente fechado. Nós vemos esta prática comum, com as donas de casa.

Agora atentemos para o seguinte, se pela manhã o dia parece estar bom, e as janelas foram abertas e repentinamente muda-se o tempo, com certeza a dona de casa, vai correr para fechar as janelas, pois ela não quer que molhe, ou com o vento possa entrar poeira ou sujeira.

Digamos que não esteja apercebida, e deixe as janelas abertas, no momento da chuva, com certeza ela vai ter algumas surpresas. Agora também temos a situação duma casa, onde tem janelas e não se abrem. Esta é uma casa sombria, escura e ao entrar nestes aposentos vai se perceber a diferença do cheiro no ar.

Portanto, uma casa para estar bem arejada e limpa, é necessária que se tenha os devidos cuidados com as janelas, abrindo e fechando nos momentos certos.

Agora pensemos numa casa, com no mínimo 12 janelas, o trabalho com certeza é muito grande para se abrir e fechá-las todos os dias e nos momentos certos. Imaginem agora, todas estas janelas abertas e uma tempestade repentina se forma, no mesmo instante que está se fechando uma, a outra esta sucessível. Sem contar que podemos ter janelas emperradas, quebradas e algo mais.

A Bíblia diz que nós somos templo do Espírito Santo ( I Cor 3.16), portanto morada de Deus. Neste caso, podemos considerar que somos uma casa, na qual existe uma porta e com certeza pelo menos 03 janelas, as quais são: Janela Espiritual ( fé, dedicação, comprometimento com Deus, confiança, convicção etc...), Janela física ( sentimentos, caráter, pensamentos e desejos etc...) Janela matérial ( necessidades básicas, sonhos, gastos, luxuria etc...),

A mesma Bíblia também nos alerta, que o nosso inimigo Satanás anda ao nosso derredor, bramando e tentando tragar a quem possa. ( I Pe 5.8)

Agora análise a seguinte situação, em cada uma destas três áreas ( física, material e espiritual) existem outras tantas janelas, que continuamente nós abrimos e fechamos.

Se o nosso inimigo anda ao derredor, ele está observando todas estas janelas e assim como um ladrão que vigia e planeja um assalto a uma casa e vendo as janelas abertas, não vai entrar pela porta da frente, mas sim se aproveitar dos descuidos do proprietário, que esqueceu a (as) janela (janelas) aberta (abertas). Se porventura a porta estiver aberta, não vai perder tempo em ficar pulando pela janela.

A Palavra de Deus diz em Apocalipse que Jesus está a porta batendo: Eis que estou a porta e bato, quem abrir entrarei e cearei com ele. Apoc 3.20

Precisamos saber quem é que está batendo a porta, pois em nossa residência, e devido as ondas constantes de assaltos, normalmente olhando antes de abrir, e só abrimos se conhecemos o visitante. Na vida espiritual não pode ser diferente, primeiro precisa saber quem é que está batendo, para depois abrir a porta. Porque uma vez aberta pode ser impossível fechá-la depois, ou tarde demais.

Voltemos para as janelas, se na sua casa você deixa as janelas abertas de um dia para o outro, a noite com certeza entrara insetos ou outros bichos inesperados. Digamos que você possa combatê-los com inseticida, parece simples eliminar com estes intrusos, mas digamos que naquela noite, entraram e mesmo usando inseticida, não foi o suficiente para repeli-los ou matá-los, no caso por ex: de cupins. Eles vão roendo aos pouquinhos e quando se percebe o móvel já está todo contaminado interiormente, somente tem a casca para mostrar o que ele era anteriormente.

Vamos colocar isto na vida espiritual, quantas janelas estão abertas em nossas vidas? Talvez você diga assim, mas eu estou orando e jejuando, sou dizimista, guardo os mandamentos de Deus, estou sempre na igreja, não corro este risco. Você está enganado! Não basta fazer tudo isso e continuar deixando as janelas abertas, ou ter apenas uma única janelinha e por menor que seja, ainda está aberta, vai ser por aí que Satanás vai entrar e começar a construir seu ninho. Até quando você conseguir manter as aparências?

A oração não fecha janelas, o jejum não fecha janelas, entregar os dízimos não fecha janelas, vir aos cultos não fecha janelas, o que realmente fecha janelas é a confissão dos pecados, é a sua atitude diante de Deus.

Orar, jejuar, andar na doutrina vai te dar forças para confessar os pecados.

Agora temos então uma casa com muitas janelas, que precisam ser abertas para entrar a luz do evangelho, a unção do Espírito Santo, o poder de Deus e o amor de Cristo Jesus. No entanto nosso inimigo mortal está atento a todas estas janelas e estudando a melhor forma de atacar, e quando for atacar precisaremos da ajuda do Espírito Santo de Deus, para nos auxiliar a fechar todas as janelas rapidamente, sejam elas em qual área forem.

Não podemos como cristãos desprezar as astúcias de Satanás, ele também diante das janelas fechadas, lança pedrinhas nas janelas, de forma a nos chamar a atenção e abri-las, ainda que a distância para observarmos e por fim sermos seduzidos.

Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador se manifestou para destruir as obras de Satanás (I Jo 3.8), assim quem está em Cristo Jesus nova criatura é.( II Cor 5.17)

É importante que todos possam estar vestidos da armadura de Deus para suportar as lutas no dia mau.( Efésios 6.10).

Lembrem-se que as janelas abertas não serão fechadas pelo Espírito Santo, nem por Jesus Cristo e tampouco por Deus, eles vão nos alertar, se estamos esquecendo as janelas abertas ou continuamente fechadas, de forma a chamar a atenção de Satanás.

Por isso meus irmãos e irmãs, que estão aqui presentes, vocês hoje têm a oportunidade de receber a Jesus Cristo como Senhor e Salvador em suas vidas, e Ele enviará o Espírito Santo para habitar nesta casa e te ajudar com as janelas.

Você que é membro da igreja e tem se descuidado com as janelas, tem a oportunidade de olhar para Deus e pedir perdão e auxilio para fechar as janelas.

Conclusão:

O cristão não tem telhado de vidro como muitos dizem, pois o seu telhado são as próprias mãos de Deus, o que ele tem são inúmeras janelas que podem estar abertas e favorecendo o acesso de Satanás.

Por estes motivos, muitos cristãos não conseguem prosperar, vivem continuamente doentes, sem forças, sem fé, sem convicção, sem ânimo – praticamente estão igual ao móvel que foi corroído pelos cupins, mantém apenas um casca, que não tem força, estão fragilizados, glorificam a Deus, mas interiormente estão iguais a sepulcros caiados (Mat 23.27).

Tome uma atitude, ainda é tempo, você pode mudar a sua história.