segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Onde se faz a missão?
Texto-base: Lucas 24:46-48; Atos 1:8
           
A missão é importante, necessária e urgente. Após sua ressurreição, Jesus deu instruções aos seus discípulos. Ele lhes sugeriu que nada do que havia ocorrido por acaso. A ressurreição não foi algo inesperado, mas premeditado (Lc 24:46); do mesmo modo, a execução da missão. Já era plano de Deus que, em nome de Jesus, se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém (v.47).
O alcance da missão ultrapassa os limites das quatro paredes de uma igreja, do perímetro de uma cidade e das fronteiras de um país. Ele não se reduz a uma etnia em especial, nem a uma classe social privilegiada. A missão começou em Jerusalém, mas não terminou ali. Esse entendimento nos ajudará a responder a pergunta: “Onde se faz a missão?”. Três lições devem ser consideradas nesse sentido. Vamos a primeira.   

I.              MISSÃO SE FAZ NA VIDA
                       
            Onde se faz missão? Na vida! Cristo disse que vós sois testemunhas destas coisas (Lc 24:48). Uma testemunha é alguém que relata o que viu e ouviu (At 4:19,20),[1] como se estivesse num tribunal. Porém, mais do que relatar as proezas do evangelho, uma testemunha de Jesus vive o evangelho; faz da missão o seu estilo de vida e, da sua vida, um instrumento da missão. Por isso, podemos afirmar que todo cristão é, de fato, um missionário.
            Como missionários e testemunhas de Jesus, devemos ser influentes. Se não podemos permitir que o mundo nos influencie com suas ideias pervertidas, devemos influenciá-lo pela renovação da nossa mente (Rm 12:2). Por isso, Cristo nos compara a dois elementos influentes: sal e luz. Ele disse: Vocês são o sal da terra (Mt 5:13); em seguida, afirmou: Vocês são a luz do mundo (v.14). O sal se caracteriza por brancura, sabor, aroma e combate à deterioração.[2] Como sal da terra, combatemos a deterioração moral e espiritual no mundo.
            A luz, por sua vez, brilha aberta e publicamente. Ela simboliza o que há de melhor no campo da sabedoria, do amor e do riso, em contraste com as trevas, ou seja, o que há de pior no campo da ignorância, da depravação e do desespero.[3] Os cristãos, como luz do mundo, transmitem essas dádivas às pessoas que os cercam. Assim, devemos influenciar o mundo positivamente. Mas isso é feito a começar do nosso dia-a-dia. Somos influentes onde quer que estejamos, por meio de um testemunho digno do evangelho.
            Fazemos missões, portanto, na vida, na sociedade em que vivemos. Em que ambiente você atua? Você é uma verdadeira testemunha de Cristo ali? Reflita a respeito. O ambiente profissional é, às vezes, manchado por inveja, mentira, fraude; mas também pode ser marcado por atitudes cristãs de alguém que vive para ser sal e luz no mundo. A família pode estar em crise moral e espiritual; desavenças podem abalar os relacionamentos; mesmo assim, a família em crise pode ser curada por meio do testemunho do cristão que nela reside.
            Se não formos capazes de fazermos missões em nosso lar, em nossa escola, em nosso ambiente de trabalho, em nossa roda de amigos, enfim, em nossa volta, jamais seremos habilitados a fazê-lo em lugares distantes. Pense nisso. Somos embaixadores de Jesus no mundo. Em nome de Cristo, suplicamos as pessoas que com ele se reconciliem (2Co 5:20). Um embaixador é um emissário, mensageiro.[4] Revelamos, diariamente aos que nos cercam, a mensagem de reconciliação que o nosso Deus propicia ao pecador.

II.            MISSÃO SE FAZ EM IGREJA

Missão se faz em igreja! Como comunidade do reino de Deus, ela dá sinais do governo de Deus onde está inserida. A igreja é, em essência, missional, ou seja, uma comunidade que se compreende em missão no mundo. Ela está engajada em fazer o reino visível em todos os lugares para que o propósito de reconciliar o mundo com Deus seja cumprido (2 Co 5:18-20). A igreja missional se preocupa em gerar vidas, salvar pessoas e buscar estratégias para que isso aconteça. Seus membros se envolvem constantemente, por meio de seus dons, no propósito missionário.
Como ela contribui com a missão de Deus e mostra que o reino está entre nós? Priorizando cinco importantes aspectos da missão.[5] O primeiro é adorar. A igreja adora a Deus no culto público e no-dia-a-dia. Ela faz dos momentos de adoração uma oportunidade de recepcionar bem as pessoas e de edificá-las. A igreja adora a Deus em tudo que faz, pois se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado (1 Pd 4:11).
O segundo aspecto da missão da igreja é proclamar a salvação em Jesus. Quanto a isso, o Senhor da igreja é claro em sua Palavra: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda a criatura (Mc 16:15). E isso a igreja do primeiro século fez com maestria. O Espírito Santo capacitou aqueles cristãos a se tornarem testemunhas de Cristo (At 1:8). A igreja utiliza o estudo bíblico, o discipulado e os pequenos grupos como meios de proclamação.
O terceiro aspecto da missão da igreja é capacitar os santos. O povo de Deus precisa ser preparado para o exercício do serviço cristão. Por isso, o Espírito distribui os dons à igreja, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo (Ef 4:12). Logo, é preciso valorizar a Escola Bíblica, os treinamentos e demais estratégias que nos capacitam a servir melhor.
O quarto aspecto da missão da igreja é o amparar os necessitados. Esse ato demonstra o seu envolvimento com a comunidade a sua volta. Em seu ministério, Jesus atuou fazendo o bem (At 10:38). Paulo também nos encoraja: ... enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé (Gl 6:10). Quem deve ser amparado pela igreja? Todos. O povo de Deus deve fazer o bem a todos, não somente aos da família da fé.
O quinto aspecto da missão da igreja é alimentar a esperança da volta de Cristo. (Ap 1:7). A igreja anuncia a implantação de um reino futuro no qual as pessoas serão incorruptíveis (1 Co 15:52); anuncia a existência de uma pátria celestial, de onde aguardamos o Salvador (Fp 3:20). Há uma promessa de que haverá novo céu e nova terra, onde não mais haverá luto, pranto ou dor (Ap 21:1,4). Que nossa igreja seja cada vez mais missional!

III.           A MISSÃO SE FAZ NO MUNDO

A missão se faz no mundo! O campo é o mundo, disse Jesus (Mt 13:38). Se devemos fazer missão na vida e em igreja, não podemos ignorar a prática missionária além das fronteiras geográficas de nosso país. Na parábola do semeador (Mt 13:1-43), nosso Senhor ensina que devemos ir ao mundo levar a mensagem, assim como o semeador lança sementes ao solo. Antes de sua ascensão, Jesus afirmou que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém (Lc 24:47 - grifo nosso). O campo de atuação da igreja é multiétnico: todas as pessoas, de todas as tribos, povos, línguas e culturas. 
Dentro deste “mundo” estão as pessoas de todas as localizações, já que a missão não se faz somente no exterior, mas também em nossa nação, nosso estado e nossa cidade. No texto citado anteriormente, Jesus ordenou que se pregasse o evangelho a partir de Jerusalém. Em Atos 1:8, também lemos: ... vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra (NTLH). O trabalho missionário deve ser feito de maneira simultânea: na cidade, na região, no estado, no pais, bem como nos países distantes. A missão é nacional e internacional.
Dados dos últimos anos[6] mostram que o mundo tem, aproximadamente, 3.052 povos ainda não alcançados pelo evangelho. Só no Brasil, há 117 etnias indígenas sem a presença missionária – ou seja, são centenas de índios que ainda não conhecem a Cristo, em nosso próprio país. Das 37.000 comunidades de ribeirinhos que vivem na bacia amazônica, cerca de 10.000 não possuem a presença de uma igreja cristã. Ainda temos os ciganos, os sertanejos do nordeste, os quilombolas e os imigrantes – grupos que, segundo estatísticas, ainda não foram alcançados de maneira efetiva pela igreja brasileira.
A vontade de Cristo é que nos engajemos na missão de maneira simultânea: tanto aqui quanto lá; tanto no Brasil quanto fora dele; tanto do outro lado de nossa rua quanto do outro lado do mundo. Isso é necessário pelo fato de que, sem Cristo, as pessoas estão mortas em seus pecados, escravas de sua carne e de Satanás (Ef 2:1-4). Somente por meio de Cristo elas voltarão à vida. Por meio da pregação, o Espírito pode lhes convencer a crer em Cristo. A fé vem por ouvir a Palavra de Deus. 
Não pense que missões nacionais e internacionais é responsabilidade apenas do seu pastor. Se você é um discípulo de Cristo, então você é um missionário. Fazemos missões indo (Mc 16:15). Se estivermos em nosso país ou fora dele, devemos agir como testemunhas. Fazemos missões orando (Mt 9:38). Creia: missões também se faz de joelhos. Fazemos missões contribuindo (2 Co 9:7). Podemos não chegar a determinados lugares, mas a nossa contribuição, sim! Use suas forças, seu tempo e seus recursos para fazer a missão de Deus no mundo. 

CONCLUSÃO: O sermão de hoje chegou ao fim. Mas, por favor, não deixe de refletir sobre o título: “Onde se faz a missão?”. Você já fez essa pergunta para si mesmo? Pois bem, a missão se faz na vida, quando as pessoas são influenciadas pelo testemunho dos discípulos de Jesus, principalmente, por meio de seu testemunho de vida. A missão se faz em igreja, por meio da adoração, da proclamação, do ensino, do amparo aos necessitados e da disseminação da esperança. O cristão faz missão no mundo indo, orando e contribuindo.
             Firme hoje um compromisso com o Senhor e se proponha a ser um missionário em todos os lugares. Faça missão na vida, em igreja e no mundo! O  profeta Isaias, após enxergar o Deus santo e receber dele a purificação dos seus pecados, respondeu à pergunta divina: A quem enviarei, e quem há de ir por nós?, dizendo: Eis-me aqui! Envia-me a mim! (Is 6:8). E você? Qual resposta dará ao Senhor? O campo da missão é vasto e você é convidado a explorá-lo. Que Deus o capacite a essa atitude.


BIBLIOGRAFIA

HENDRIKSEN, William. Comentário do Novo Testamento: Mateus. Vol.1. Tradução: Valter Graciano Martins. São Paulo: Cultura Cristã, 2001.

LOPES, Hernandes Dias. Atos: a ação do Espírito Santo na vida da igreja. São Paulo: Hagnos, 2012.

LUCADO, Max. Faça a vida valer a pena. Tradução de Lilian Jenkino. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2010.

RIENECKER, Fritz. Evangelho de Lucas: comentário Esperança. Tradução de Werner Fuchs. Curitiba: Esperança, 2005.

STOTT, John. Ouça o Espírito, ouça o mundo. 2 ed. Tradução de Silêda Silva Steuernagel. São Paulo: ABU Editora, 2005.





[1] Lopes (2012:38)
[2] Hendriksen (2001:395)
[3] Ibidem, p.397
[4] Dicionário Priberam da língua portuguesa: http://www.priberam.pt/DLPO/embaixador, acessado em 05/08/2016.
[5] O Doutrinal: nossa crença ponto a ponto (2012:253).