O
SIGNIFICADO DA MISSÃO
Texto-base: João 17:18
INTRODUÇÃO
De acordo com a
SEPAL, com base nas últimas pesquisas do IBGE, em 2020, os evangélicos poderão
ser mais da metade da população brasileira. O Correio Brasiliense publicou uma
matéria em que se estima que quatorze mil igrejas são abertas anualmente no
Brasil. Só em 2013, quase cinco mil igrejas foram registradas, com CNPJ. Isso
dá uma média de 12 igrejas por dia, uma a cada duas horas.[1]
É muita igreja e muita gente se aproximando de Cristo. A grande questão é:
Todas essas igrejas locais sabem a razão pela qual devem existir? Por que o
Brasil, mesmo com um número tão expressivo de cristãos, não consegue mudar
significativamente? Nós, cristãos, precisamos, com urgência, entender aquilo
que Deus quer de nós, nossa missão no mundo.
A crise da igreja
da nossa época é uma crise de identidade. Por que existimos? Por que estamos na
Terra? Qual a razão de Deus permitir que nos reunamos nos lugares onde estamos
instalados? Em busca de respostas, apresentamos esta nova série de sermões,
intitulada: “A igreja, a missão e o mundo”, para os sábados do mês de setembro
de 2016. Neste primeiro sermão da série, nosso desafio será refletir sobre o significado
da missão. Veremos que missão é um conceito amplo, indica tudo o que Jesus quer
que sua igreja seja e faça no mundo. Se quisermos entender bem este conceito,
precisamos adotar três posturas.
I.
FUJAMOS DOS REDUCIONISMOS CONCEITUAIS,
QUANDO O ASSUNTO FOR O
SIGNIFICADO DA MISSÃO
Precisamos tomar
cuidado com alguns reducionismos conceituais, quando o assunto é missão. Para
grande parte dos cristãos, a palavra “missão” diz respeito tão somente ao ato
de evangelizar. Pensar em missão é pensar em evangelismo. Pensar em missão é
pensar em alguém entregando um folheto, falando de Jesus, pregando o evangelho
em outro país etc. A proclamação verbal do evangelho é o foco. As igrejas são
vistas como o local onde as pessoas que saem do mundo mau e cruel vão buscar
refúgio. Então, acabam se transformando clubes fechados. Os únicos contatos que
esses cristãos passam a ter com o mundo são “ocasionais incursões
evangelísticas”.[2]
Para esses
cristãos, o mundo é visto como irremediavelmente ímpio; é definido como um
barco repleto de pessoas e prestes a naufragar. A missão dos cristãos, no caso,
é fazer, de modo urgente, tudo o que estiver ao seu alcance para salvar as
pessoas que estão no barco, convidando-as para pularem para a igreja, uma
espécie de “bote salva-vidas”, antes que seja tarde demais. Como Jesus Cristo
pode vir a qualquer momento, não se deve fazer nada para tentar mudar a
estrutura da sociedade, pois ela está condenada a ser destruída.
Esses cristãos só
esquecem que o Deus a quem servimos é o criador do universo e que um dos seus
primeiros mandamentos aos seres humanos foi o de cuidar da terra (Gn 1:28).
Este mandamento não foi revogado com a queda. Ainda somos mordomos do mundo
criado por Deus, e nossa missão neste mundo é muito mais que apresentar uma
mensagem com a nossa voz. É claro que evangelizar faz parte da missão! Mas a
missão de Deus, da qual a igreja é instrumento, vai muito além de evangelizar.
Outra forma de
reduzir o significado da missão é usar de forma equivocada a palavra “missões”,
dando a entender que a única forma de a igreja cumprir a missão é enviando
pessoas aos confins da Terra, ou sugerir que a única forma de sermos
missionários é indo pregar aos povos não-alcançados. É claro que é bíblico e
fundamental esse envio, mas isso não é toda a missão. Todos já fomos enviados
para ser testemunhas de Cristo. Nós estamos em missão. Além disso, podemos
cumpri-la aqui, do outro lado da rua, ou lá, do outro lado do mundo.
Alguns cristãos
reduzem a missão a “avanços sociais”. Pensam que a maneira de a igreja cumprir
a missão é aplicar-se inteiramente à filantropia e à ação social. Para esses, a
missão se confunde com o fim dos preconceitos raciais, a erradicação da
miséria, o fim da corrupção, a harmonia nos relacionamentos, no desenvolvimento
rural, na busca da ética profissional e a integridade intelectual.[3]
É obvio que, quando o reino de Deus vier de modo pleno à Terra e a missão de
Deus for concluída, todo o universo será renovado, e a Terra passará por
transformações sociais. Esperamos novos céus onde habita justiça (2 Pd 3:13).
Mas a missão não pode ser reduzida a avanços sociais. Milhões de pessoas estão
perecendo sem Cristo e a fome espiritual destes não pode ser negligenciada!
Fujamos de todos os reducionismos conceituais envolvendo o termo “missão”.
II.
FOCALIZEMOS O EXEMPLO DE CRISTO,
QUANDO O ASSUNTO FOR O
SIGNIFICADO DA MISSÃO
Vamos procurar
entender o significado da missão? O texto-base deste sermão diz: Assim como
tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei ao mundo (Jo 17:18). Se
quisermos entender o que significa missão, devemos focalizar o exemplo de
Cristo. Ele é o nosso paradigma. Só entenderemos corretamente a nossa missão
depois de um correto entendimento da missão de Cristo: Assim como tu me
enviaste (...) eu também os enviei. Deus está em missão. A palavra “missão”
vem do latim missio e diz respeito ao ato de enviar ou de ser enviado: O
Pai enviou o Filho. Por que o Pai enviou o Filho? Qual a missão do
Filho?
Para entendermos
a missão de Deus, isto é, a razão e o propósito de ele enviar o Filho,
precisamos e devemos começar na eternidade, num tempo em que Deus reinava de
modo absoluto sobre tudo. De acordo com a Palavra, esse Deus, Rei e soberano,
decidiu criar os seres humanos bons e puros, a sua imagem, para que o
conhecesse, o amasse de todo o coração e vivesse com ele em eterna felicidade,
louvando-o e glorificando-o (Gn 1:26,27,31; 2 Co 3:18; Ef 4:24; Cl 3:10). Isso
acontecia de maneira plena, quando Deus governava de maneira plena. Contudo,
houve duas rebeliões contra o governo de Deus: uma angélica e outra humana (Is
14; Gn 3). Em razão disso, o propósito pelo qual todas coisas foram criadas não
se cumpre mais de modo pleno, pois Deus já não reina na vida de todos, de modo
pleno. O ser humano rebelou-se contra Deus e seu governo eterno, decidiu
governar em seu lugar, decidiu ser como Deus. Chamamos isso de queda.
O homem pecou.
Deixou de conhecer a Deus, de amar a seu Criador de todo o coração; afastou-se
para longe dele, encontrando apenas o sofrimento e a morte. Entretanto, o rei
não deixou de intervir para que todas as coisas voltassem a ser como eram
antes. No seu plano eterno, a restauração já havia sido planejada, antes mesmo
do pecado (Cl 1:20).
Essa
reconciliação acontece por meio do envio do Filho. Com Jesus, chegou o tempo da
restauração e da retomada do universo em rebelião (Mt 28:18; Mc 1:14-15). O
Deus missionário enviou seu Filho para que todas as coisas fossem restauradas.
Jesus se encarnou para buscar e salvar o que estava perdido (Lc 19:10), veio
para servir e dar a sua vida em resgate de muitos (Mc 10:45). Ele se ofereceu
redentoramente pelo pecador.
Esse foi o ápice
de sua vida de serviço e entrega pelo ser humano. Ele serviu por meio de obras
e palavras. Foi enviado por causa da missão de Deus de salvar e redimir o
mundo. Na eternidade, essa missão estava traçada. É só com base no entendimento
da missão do Filho que podemos entender a nossa missão. Focalizemos o exemplo
de Cristo, quando o assunto for o significado da missão.
III. ATENTEMOS
PARA O NOSSO ENCARGO,
QUANDO O
ASSUNTO FOR O SIGNIFICADO DA MISSÃO
O nosso
texto-base diz: Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei ao
mundo (Jo 17:18). Tomando como paradigma o seu próprio envio, isto é, a sua
própria missão, Jesus enviou os seus discípulos ao mundo em missão! O Jesus
enviado pelo Pai comissiona seu povo para engajar-se nesse projeto de redenção
de Deus. Observe que o versículo possui a expressão “Assim como”. O paradigma
da nossa missão é a missão de Jesus. Mas como isso acontece na prática?
Obviamente, não
somos salvadores do mundo. Não temos poder de expiar pecados com a nossa morte.
Não é nesse sentido que fomos chamados, mas no sentido do serviço. Jesus se
esvaziou para nos servir (Fp 2:5-8). Ele nos serviu até a morte e nos “fornece
o modelo perfeito de serviço e envia sua igreja ao mundo para ser uma igreja
serva”.[4]
A igreja nasceu engajada em viver e anunciar, de todas as maneiras, o projeto
de Deus, em Cristo (2 Co 5:17-21). A principal razão de sua existência é
participar dessa ação de Deus em sua missão de restaurar todas as coisas. Por
isso, ela deve enxergar-se como uma comunidade em missão.
Jesus disse que
essa igreja possuiria a chave do reino dos céus, seria a comunidade do reino
(Mt 21:43), anuncia o tempo da restauração, da chegada do reino, da restauração
do propósito original de Deus para os seres humanos. A igreja, dessa forma, já
nasceu comissionada a conclamar o mundo, através de serviço, amor, testemunho e
presença, a reconhecer o rei. Ela é missionária por sua essência e, por isso,
deve ser voltada para “os de fora” (o mundo), à semelhança de Cristo, que a
enviou.
Em algum sentido,
Deus não tem uma missão para a igreja, mas uma igreja para a sua missão. Deus
está ativo no universo, empenhado em restaurá-lo, e a igreja é um instrumento
dessa missão, desse propósito. A igreja é, por natureza, uma comunidade
missional. E o que isso significa? A palavra missional é um adjetivo. Uma
igreja missional é uma reconhecida por viver para a missão. Tudo que ela é e
faz tem como horizonte a missão de Deus. É uma comunidade que se compreende em
missão no mundo. Está engajada em fazer o reino visível em todos os lugares,
para que o supremo propósito de Deus seja cumprido.
Missão diz
respeito a tudo que Deus enviou sua igreja a ser e fazer no mundo. Ele nos
mandou fazer o bem? Isso é missão. Ele nos mandou evangelizar? Isso é missão.
Ele nos mandou discipular? Isso é missão. Ele nos mandou adorar? Isso é missão.
Ele nos mandou amar? Isso é missão. Ele nos mandou servir? Isso é missão. Tudo
que fazemos de forma intencional para que Cristo seja conhecido contribui para
que o plano de Deus se cumpra. Quando damos testemunho de Cristo com nosso
caráter ou quando sinalizamos o reino de Deus com nossas obras, estamos no
lugar exato e fazendo aquilo que Jesus espera de nós.
CONCLUSÃO
A igreja só existe por causa
da missão. Deus está em missão para restaurar todas as cosias, e nós, como
igreja, somos instrumentos dessa missão, existimos por causa dessa missão. Cada
cristão, nesse sentido, é desafiado a viver no dia-a-dia engajado na missão de
contribuir para que o mundo seja novamente reconciliado com Deus, divulgando,
de todas as maneiras, o nome do reconciliador: Jesus! Façamos isso, com palavra
e ações. Vamos adotar um estilo de vida missional, isto é, voltado para a
missão.
Não desperdice as
oportunidades que tiver para espalhar o amor de Deus. Quantos desejam fazer um
compromisso de engajar-se nessa missão? É tempo de deixarmos de pensar apenas
em nós mesmos e de como satisfazer nossos sonhos e ambições. Engajemo-nos na
missão Deus! Como? De todas as formas! Evangelizando, servindo, testemunhando,
amando, perdoando, discipulando, adorando, praticando a justiça, comungando
etc.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
Evangélicos abrem 14
mil igrejas por ano no Brasil. Disponível em: https://noticias.gospelprime.com.br/evangelicos-14-mil-igrejas-ano-brasil/ > Acesso em
20/07/2016.
STOTT, John. A Missão Cristã no mundo
moderno. Tradução de Meira Portes Santos. Viçosa, MG: Ultimato, 2010.
[1]
Evangélicos abrem 14 mil igrejas por ano
no Brasil. Disponível em: https://noticias.gospelprime.com.br/evangelicos-14-mil-igrejas-ano-brasil/
> Acesso em 20/07/2016.
[2]
Stott (2010:19).
[3]
Ibidem, p.20
[4]
Ibidem, p.29